Maio Roxo: Prefeitura de Coruripe promove Encontro dos Pacientes com Fibromialgia Coruripe
Segundo Decreto Federal, 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia
O mês de maio é o mês que celebramos os 132 anos de Emancipação Política de Coruripe, mas também é o mês de Conscientização da Fibromialgia. Segundo o Decreto Federal, 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Para celebrar esta data, na tarde desta quarta-feira (15) aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, o Encontro dos Pacientes com Fibromialgia de Coruripe e também o Lançamento do Selo Empresa Amiga da Pessoa com Fibromialgia.
O evento contou com depoimentos e participações de pacientes e profissionais de saúde, como a psicóloga Verônica Rocha que ministrou uma palestra sobre fibromialgia e saúde mental, abordando o conceito da doença e como ela afeta a vida dos pacientes.
Seguindo a programação o prefeito Marcelo Beltrão, o secretário de Saúde Maykon Beltrão e a secretária de Indústria, Comércio e Economia Solidária Alisandra Severiano entregaram a Adalberto Borges da Associação Comercial Empresarial Coruripense (ACEC) o Regulamento do Selo Empresa Amiga da Pessoa com Fibromialgia Edição 2024, um documento que regulariza a premiação. O Selo certificará empresas que assumirão a missão de ofertar um atendimento humanizado às pessoas com fibromialgia em seus estabelecimentos, e capacitar seus funcionários a fazer valer os direitos aos pacientes com fibromialgia.
O prefeito Marcelo Beltrão falou do compromisso do município com o grupo das pessoas acometidas pela doença e com todas as pessoas que precisam de uma atenção especial.
“Data comemorativa para ser lembrada com a proposta de dar visibilidade às pessoas acometidas por essa doença que precisam de uma atenção especial. A maior parte da população não sabe que síndrome é essa e é muito importante a sociedade conhecer. Temos em nosso município Lei e Decreto e esses cidadãos estão sendo mais acolhidos e garantindo que seu direito de prioridade seja respeitado. Nossa gestão é focada em promover medidas que facilitam a vida dos coruripenses com direitos básicos, porém necessários, como o paciente poder estacionar em uma vaga destinada para deficientes físicos e idosos, além de atendimento diferenciado em estabelecimentos públicos e privados”, destacou o gestor.
Edilma Leandro, da Associação dos Fibromiálgicos e Doenças Raras de Coruripe, moradora de Miaí de Cima e diagnosticada com a síndrome há cinco anos, deu seu depoimento. “Nossa luta é grande, mas aqui em Coruripe, graças a Deus, o prefeito junto com a sua equipe tem se empenhado e o município tem sido um dos pioneiros a dar esse suporte, somos acompanhados por reumatologistas, fisioterapeutas, psicólogos e muito mais. O prefeito Marcelo Beltrão demonstrou todo o seu comprometimento quando assinou o Decreto nº 1.280/2022 que regulamenta a Lei Municipal nº 1.522/2022, que estabelece atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia”, ressaltou Edilma Leandro.
“Hoje, celebramos uma data muito importante que dá notoriedade à causa e soma com outras ações para minimizar os preconceitos com quem sofre com a doença. Nossas equipes estão se empenhando para cada vez mais disponibilizar o tratamento adequado a esses pacientes. Tivemos o lançamento do Selo Empresa Amiga da Pessoa com Fibromialgia, que tem o objetivo de valorizar as iniciativas para a inclusão das pessoas com a síndrome em Coruripe, é momento de celebrar essas conquistas”, disse o secretário Maykon Beltrão.
Em Coruripe já existe Lei que institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, indicação da vereadora Roberta Beltrão.
—
Secom Coruripe