Traipu conquista 100% de cobertura na Atenção Básica em Saúde Municípios
Além de ser um direito essencial e básico do cidadão, a saúde sempre foi tratada com seriedade em Traipu. Atualmente, o município figura com cobertura de 100% de atendimento na Atenção Básica à Saúde (ABS). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Esta é a primeira vez que Traipu atinge esse nível de cobertura. O que significa que toda a população do município, tanto da zona urbana quanto rural, tem acesso aos serviços de Saúde, estando cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família.
Em 2021, a gestão municipal encontrou a cidade com a pior saúde do estado. Traipu era o último município no ranking do Previne Brasil. Um ano depois, o município saltou da 102ª colocação para a 31ª. A conquista da cobertura total em ABS no município mostra que a gestão tem investido na ampliação da assistência, na melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados à população.
“Traipu chegou a 100% da população assistida em atendimento básico e isso mostra que estamos percorrendo um caminho certo e que temos nos mobilizado para atender a todos, dando o suporte necessário e oferecendo os melhores serviços no que diz respeito a saúde da população,” diz o prefeito Lucas Santos.
Conforme informações passadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Traipu tem 10 Unidades Básicas de Saúde oficiais, todas equipadas, informatizadas e em pleno funcionamento. O município tem 06 unidades de apoio, 05 delas foram reformadas e ao menos três construídas do zero.
Há ainda algumas UBS que estão com as obras em andamento e devem ser inauguradas em breve.
“É a Atenção Básica à Saúde que abre as portas para o SUS (Sistema Único de Saúde) e por meio dela desenvolvemos vínculos amplos e duradouros com os usuários, com atendimentos e continuação de cuidados. É mais uma meta que conseguimos alcançar e parabenizo os profissionais de saúde e toda a equipe da pasta por essa conquista importantíssima. Vamos seguir trabalhando para conseguir novas metas e novos feitos”, concluiu o prefeito de Traipu, Lucas Santos.
Texto: Mara Santos / Ascom Traipu
Fotos: Eduardo Dewis/ Ascom Traipu