II Fórum Comunitário do Selo Unicef de Taquarana debate a proteção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes Municípios
A Prefeitura Municipal de Taquarana, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Articulação do Selo Unicef e da Secretaria de Assistência Social, realiza na próxima sexta-feira, 07/06, a partir das 8h, o IIº Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021 – 2024, com a finalidade de assegurar que as crianças e os adolescentes do município possam contar com políticas públicas de qualidade voltadas à proteção e garantia de seus direitos.
O evento é destinado a educadores, representantes de ONGs, creches, escolas públicas e comunidade em geral. O CMCDA quer fazer do Fórum uma forma de capacitação para pessoas que lidam com crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Neste
contexto, a palestra principal será da promotora de Justiça, Dalva Tenório, titular da Promotoria Criminal da capital do Estado, que vem desenvolvendo um papel de guardiã dos vulneráveis, com projetos que ganharam destaque em nível nacional, a exemplo do "Abuso Sexual: Notificar é Preciso" e "Com criança não se brinca – Quebrando o Silêncio”, sendo reconhecidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público e referência no país, inclusive copiado em vários estados, a exemplo de São Paulo. Agraciado com vários prêmios, os projetos desenvolvidos pela dra. Dalva, juntamente com colegas do Ministério Público, mostram claramente a possibilidade de transformação social com o intercâmbio de boas práticas e ideias.
Os números de violência contra crianças e adolescentes no Brasil assustam os membros do CMDCA de Taquarana que trabalham para combater esse mal no município. Um em cada quatro denúncias do Disque 100 são de violências contra crianças. Em 2024, até maio, foram registradas 11.692 denúncias relacionadas à violência sexual desse público no país, segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. ”Cremos que o projeto Abuso Sexual: notificar é preciso, coordenado pela dra. Dalva é um modelo que pode ser aplicado em nossa cidade com a mesma eficácia e capacidade de diminuir a criminalidade. Neste Fórum, vamos avaliar os resultados até o momento e projetar um futuro seguro para as nossas crianças e adolescentes” afirma José Ferreira, presidente do Conselho.
Programação:
Data: 07/06
Local: Ginásio de Esporte da Escola Maria Irací
Rua: 24 de agosto, Centro Taquarana Alagoas
8:10 – Recepção com a Banda de Pífano e credenciamento e lanche regional
9:00 – Formação da Mesa com autoridades presente
9:10 – Abertura com a Banda Fanfarra do CRAS, Dança do coco, Serviço de convivência e Balé
infantil
9:40 – Boas-vindas e fala das autoridades
10:00 – Palestra “Impactos na infância e adolescência: abuso sexual, drogas e gravidez precoce.
Como combater?” com Dra. Dalva Tenório, Promotora de Justiça da Promotoria Criminal da Capital do Estado de Alagoas, coordenadora dos projetos Abuso Sexual: Notificar é Preciso" e "Com criança não se brinca – Quebrando o Silêncio”, premiados em nível nacional.
10:40 – Apresentação, avaliação, implementação e os resultados do Plano de Ação Municipal
pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, nos Eixos Saúde, Educação, Assistência Social,
Conselho Tutelar, Nuca
11:40 – Coffee Break
Mais informações:
82 99955-5938 – José Ferreira – presidente do CMDCA de Taquarana