Ações da gestão do prefeito Dalminho colocam Educação de Belo Monte em evidência em nível regional e nacional Municípios
O resultado final do Índice Nacional Criança Alfabetizada 2023 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocou o município de Belo Monte, no Sertão de Alagoas, em evidência. O resultado, que abrange o cenário nos 5.558 municípios brasileiros comprova que os investimentos realizados na gestão do prefeito Dalminho e do vice-prefeito Avaninho Feitosa tem gerado bons frutos.
E Belo Monte, localizado no Sertão de Alagoas, no baixo São Francisco, se destaca a nível nacional com os resultados, de modo que, de acordo com as metas proposta para os municípios brasileiros, a educação de Belo Monte já superou a meta do ano 2030, com 83,9% de seus alunos alfabetizados no ano passado. Dentre os 102 municípios alagoanos, o município de Belo Monte ficou com o 7º melhor resultado a nível estadual, o primeiro na 8ª GEE e sertão alagoano, conseguindo atingir o nível 5, o máximo no padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada que foi estabelecido em pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O resultado virou motivo de alegria, orgulho e muita comemoração por parte de todos que fazem a educação belomontense, sobretudo pelos professores alfabetizadores, equipes gestoras das escolas e da Secretaria Municipal de Educação.
“Estamos muito felizes com esse resultado, nós continuaremos trabalhando para atingir os 100% de estudantes alfabetizados, esta é uma das nossas metas para a educação de Belo Monte. E isso é fruto de um trabalho sério, comprometido, de monitoramento contínuo e muito investimento, principalmente, na base. Desde o ano 2022 todos os alunos da educação infantil estudam em tempo integral. A Educação infantil é o futuro”, disse a secretária municipal de Educação, Zilcleide Silva.
O prefeito Dalminho também comemorou o resultado. “Com este resultado, só confirma que estamos no caminho certo, pois investir na educação é investir no futuro da nossa gente, estou muito orgulhoso com este resultado, pois nestes três anos de mandato a educação da nossa cidade só cresce, isto é fruto dos investimentos. Sabemos que não é fácil alfabetizar, porém o caminho certo é investir em formação continuada, materiais pedagógicos, estrutura das escolas, merenda de qualidade, valorização dos profissionais, são pontos cruciais para que cresçamos ainda mais, estes avanços se tornam a cada dia mais visível e assim a nossa Educação está se tornando uma referência”, ressaltou Dalminho.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada objetiva garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. Em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, seu foco está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Fonte: Assessoria