Coruripe sedia I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da região do Tabuleiro do Sul Administrativa
O evento reuniu gestores e profissionais da área para discutir o fortalecimento dos equipamentos culturais
O município de Coruripe recebeu nesta terça-feira (11), no auditório da Secretaria de Educação o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da região do Tabuleiro do Sul, que reuniu gestores e profissionais da área para discutir o fortalecimento dos equipamentos culturais nos municípios.
O evento foi realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com o intuito de discutir, junto dos profissionais da área e gestores das principais bibliotecas e museus da região, estratégias para fortalecer e ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais, bem como ser mediador na troca de conhecimento entre os participantes.
O secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvelo destacou a importância do encontro como ferramenta de troca de experiências.
“Coruripe se sente muito honrado em estar recebendo esses municípios, para compartilhar não só experiências, mas também conhecimento. Apresentamos ao público a nossa Casa da Cultura e nosso Memorial Coruripense, além de nossa Biblioteca Pública, que está em reforma, mas em breve estará prontinha e com um cinema montado para receber a todos. Também estamos reformando o Memorial e em breve será a vez da Casa da Cultura, tudo isso para receber com mais conforto, não só os coruripenses, mas pessoas vindas do estado todo e do Brasil”, pontuou Curvelo.
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas e coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, explicou como funciona a capacitação e o impacto que gera na comunidade.
“Esse momento busca capacitar e sensibilizar os profissionais desses espaços, tanto biblioteca quanto museu, para que continuem à frente, trabalhando da melhor forma possível no atendimento à comunidade em que eles estão inseridos. Para além dessa sensibilização e capacitação, a gente também realiza uma oficina prática de organização de acervo, tanto o acervo bibliográfico quanto o acervo museal, para que eles possam também, além de saber intencionalmente qual é a importância deles dentro desses equipamentos, expor esse acervo da melhor forma possível organizando para atrair o usuário, e que o usuário possa acessar no tempo mais rápido possível que ele precisa”, ressaltou.
Mira Dantas reforçou ainda. “O impacto desse trabalho é muito grande, inclusive na transformação de vidas. Eu posso dizer que não é instantâneo, é mais demorado, porém acontece de forma gradativa. É justamente o que acontece com essa transformação, uma vez evoluindo não se volta mais ao que era antes, porque o usuário que faz parte daquela comunidade em que a biblioteca e o museu estão inseridos, tem dentro desse espaço o aconchego e a receptividade de estar, de se sentir bem, de encontrar o que precisa, de abastecer esse conhecimento e informação. Ele aos poucos vai inserindo uma carga de conhecimento que vai levá-lo a buscar outros meios, a abrir outras oportunidades, a buscar outra vida e sair de uma vida em que ele achava que não tinha portas, então a informação e o conhecimento que é propiciado por esses dois equipamentos abre portas para um novo mundo”, frisou a coordenadora.
O gerente do Memorial Coruripense, Dorgival Francelino, falou sobre o encontro. “Hoje temos a alegria de participar desse evento, que reuniu profissionais de vários municípios, para trocarmos conhecimento e sermos capacitados pelo Estado. O nosso trabalho é muito importante para a comunidade, e trabalharmos em conjunto é essencial para o fortalecimento desses equipamentos. Essas iniciativas são imprescindíveis para que possamos levar o melhor para os usuários das nossas bibliotecas e museus”, encerrou.
Ao todo, 9 municípios fazem parte da Região Tabuleiro do Sul, são eles: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. O evento contou com oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentação cultural com o grupo Balé Folclórico de Coruripe.