Novembro Azul: Unidades de Saúde de Coruripe realizam ações Coruripe
Programação e UBS:
12/11 UBS – Tâmara Dória (Sala de espera com enfermeira, médica e educador físico. Além de distribuição de panfletos, a partir das 08h).
13/11 UBS – Quadra S
18/11 UBS – Botafogo (Palestra com o enfermeiro Natanael e com o médico Ronald, a partir das 09h).
13/11 UBS – Mangabeira (Palestra com a nutricionista Bárbara, dentista e enfermeira. Também terá um momento com o educador físico, a partir das 10h).
19/11 UBS – Miai
21/11 UBS – Pindorama Centro
22/11 UBS – Lagoa do Pau
25/11 UBS – Diva Beltrão – Bonsucesso
26/11 UBS – Poxim
27/11 UBS – Sinicleite Felinto (Consulta médica voltada para saúde do homem, atendimento com enfermeira, saúde do homem, orientações sobre CA de próstata com o clínico geral Dr. Jorge Villas Boas e momento de ginástica com o educador físico).
27/11 UBS – Santa Terezinha
28/11 UBS – barro preto 1
29/11 UBS – Ação no Centro da Cidade
A doença
Na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a surgir, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançado. Na fase avançada, os sintomas podem incluir: dor óssea, dificuldade para urinar, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão ou tio), obesidade e raça – homens negros apresentam maior incidência desse tipo de câncer. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem procurar um urologista para discutir sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.
Prevenção
As medidas preventivas incluem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com redução do consumo de gorduras, especialmente as de origem animal, o que ajuda a diminuir o risco de câncer.
Além disso, outros hábitos saudáveis são recomendados, como praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar precocemente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, reduzir o consumo de álcool e não fumar.
Para outras dúvidas, procure sua Unidade Básica de Saúde de referência. Lá, o profissional irá ajudá-lo e encaminhá-lo, se necessário, para uma consulta especializada.
—