Conselho Tutelar de Coruripe é premiado pelo Governo de Alagoas Coruripe
A premiação reconhece práticas e ações inovadoras desenvolvidas pelos Conselhos Tutelares de Alagoas para garantir, defender e promover os direitos das crianças e adolescentes, com foco especial no enfrentamento da violência sexual.
“Esse prêmio contempla dois eixos: boas práticas e ações inovadoras. O projeto que escrevi foi direcionado ao eixo de ações inovadoras. Em mais de 30 páginas, descrevi nossa forma de atuação estratégica no combate a todo tipo de violência e violação de direitos das crianças e adolescentes. O ponto principal do nosso projeto é o trabalho em rede, de forma conjunta e articulada com o Sistema de Garantia de Direitos. Detalhei a metodologia de trabalho e os órgãos envolvidos na execução das ações encaminhadas por nós”, explicou o conselheiro Tutelar de Coruripe, Paulo Paixão.
Dentro do Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza 2024, nove Conselhos Tutelares foram premiados. Coruripe concorreu no Eixo Tabuleiro do Sul, disputando com outras cidades da região. Os projetos foram avaliados por uma comissão composta por representantes do Gabinete Civil, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (Cedca/AL) e do Fórum Associado de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACECT/AL).
“É uma imensa satisfação sermos vencedores do Prêmio Boas Práticas e Ações Inovadoras, que homenageia o professor José Edmilson, um grande defensor e militante das causas infantis e juvenis em Alagoas. Este prêmio é muito significativo para nós, conselheiros tutelares de Coruripe. Tivemos a oportunidade de descrever nossa forma estratégica de atuação no enfrentamento às violências e violações de direitos das crianças e adolescentes em nosso município. Nosso projeto pode servir como modelo para outras cidades de Alagoas. Esse reconhecimento também nos motiva a continuar executando o trabalho, sempre com o objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes em Coruripe”, concluiu Paulo Paixão.
Sobre a premiação
José Edmilson de Souza nasceu em 1956, em Rio Largo (AL). Casado e pai de três filhos, formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Direito pelo Cesmac. Foi um defensor incansável dos direitos das crianças e adolescentes, sendo um dos primeiros conselheiros tutelares de Alagoas.
Edmilson também atuou como conselheiro municipal de Assistência Social e Educação, além de secretário de Cultura e Desporto de Rio Largo. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por sua luta em prol dos direitos das crianças e adolescentes em mais de 30 municípios alagoanos. Foi reconhecido como cidadão honorário de cinco cidades e benemérito de Rio Largo, tornando-se uma referência na defesa dos direitos humanos e das causas sociais no estado.
—