Municípios

Município de Rio Largo

Dados do Prefeito(a)

Nome: PEDRO CARLOS DA SILVA NETO
Aniversário: 08/06

Dados do Vice-Prefeito(a)

Nome: PETERSON HENRIQUE DA SILVA SANTOS
Aniversário: 01/02

Mais Informações

Emancipação do Município: 13/07/1830
Endereço da Prefeitura: Av. Jesus Cristo, s/n – Bairro Prefeito Antônio Lins de Souza, CEP: 57100-000
CNPJ: 12.200.168/0001-20
Website da Prefeitura: www.riolargo.al.gov.br
E-mail:governo@riolargo.al.gov.br
Telefone: (82) 3142-0900

História do Município

A história de Rio Largo é, em seus primórdios, a mesma de Santa Luzia do Norte. A estrada de ferro, que não passava em Santa Luzia do Norte, fez com que fosse direcionado o desenvolvimento para o local, às margens da ferrovia, onde foram instaladas indústrias têxteis pertencentes à Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos.

O nome Rio Largo originou-se de um engenho de açúcar existente no local onde o rio Mundaú apresenta maior largura. No fim do século XIX foram fundadas duas unidades para a industrialização das fibras têxteis, em trechos de pequenos encachoeiramentos do rio Mundaú, favoráveis àquele tipo de atividade fabril. É válido ressaltar, também, nesse período, o surgimento da Usina Leão, que começou a moer em julho de 1894 e tornou-se, à época, uma das maiores do setor em toda a América Latina.

O município de Rio Largo foi criada por decreto de 10 de dezembro de 1830. O desenvolvimento do pólo industrial acarretou, em 13 de julho de 1915, a elevação à categoria de cidade, através da lei 696. No dia 31 de março de 1938, através da Decreto-Lei Estadual n º 2.361 (IBGE), Rio Largo passa a ser Município, se desmembrando de vez de Santa Luzia do Norte. (OBS: A Emancipação Política do Município de Rio Largo deve ser comemorada no dia 31 de março.) Levando-se em conta, que “Uma cidade é uma aglomeração de pessoas, unidas em um perímetro urbano. É formada por casas, geralmente próximas umas às outras, e outros edifícios. As cidades contam com serviços que atendem as necessidades básicas da população, como saneamento e distribuição de eletricidade”, Emerson Machado.