Secdef premia boas práticas de conselhos tutelares em municípios

Secdef premia boas práticas de conselhos tutelares com honraria José Edmilson de Souza

Homenagem reconhece papel social desses órgãos que atuam na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes


Prêmio homenageou nove conselhos tutelares que desenvolveram projetos em prol de crianças e adolescentes

 Laura Germana / Ascom Secdef

Marcelo Alves / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) entregou na manhã desta quarta-feira (26) o Prêmio Professor José Edmilson de Souza para nove conselhos tutelares que desenvolveram projetos em prol de crianças e adolescentes. Foram agraciados os órgãos de proteção infantojuvenil dos municípios de Penedo, São Miguel dos Campos, Feliz Deserto, Matriz de Camaragibe, Piranhas, Craíbas, União dos Palmares, Igreja Nova e Messias.

Homenageado com a honraria “Voz da Cidadania pelas Infâncias e Adolescências”, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância do prêmio para valorização do trabalho desempenhado pelos conselheiros tutelares. “Toda a sociedade deveria ter clareza do papel importante dos conselheiros tutelares, que são responsáveis por zelar pelo bem-estar e pela proteção de crianças e adolescentes”, disse.

O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão disse que municípios têm apoiado integralmente os conselhos pela importância social deles junto as pessoas em situação de risco. ” É um trabalho que merece receber todas as homenagens”, acrescentou o presidente.

A secretária Tereza Nelma traçou o histórico da pioneira luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes e pela consolidação dos conselhos tutelares em Alagoas e em todo o país. “Essa trajetória inicia em Maceió na década de 1990 quando, junto a um grupo de outros defensores das causas de crianças e adolescentes, lutamos pela promoção e defesa dos direitos infantojuvenil. Como vereadora, contribui para estruturar e ampliar o número de conselhos tutelares no estado. Como deputada federal, institui em nível nacional o Prêmio José Edmilson de Souza”, ressaltou.

O presidente do Fórum Estadual de Colegiados de Conselheiros Tutelares de Alagoas (Feacectal), Arquimedes Washington, destacou a iniciativa de Tereza Nelma em premiar, estimular e reconhecer publicamente os conselhos tutelares. “A secretária Tereza Nelma tem uma sensibilidade para a promoção e incentivo de políticas públicas em prol de crianças e adolescentes. E esse prêmio faz parte dessas ações que reconhecem o trabalho dos conselheiros tutelares”, destacou.

Prêmio José Edmilson De Souza

A premiação recebe o nome do professor e advogado José Edmilson de Souza, que dedicou sua trajetória de vida à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele fundou o Fórum Estadual Associado de conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Alagoas e ainda foi membro fundador do Fórum Nacional Colegiado de Conselheiros Tutelares. O prêmio, que tem dimensão nacional, busca agraciar os conselhos tutelares que desenvolvem ações e boas práticas voltadas às crianças e adolescentes.

Confira os nove conselhos tutelares e os seus projetos contemplados com o Prêmio Professor José Edmilson de Souza:

Conselho tutelar de Penedo

Projeto integral no campo e na cidade: Criança e adolescente são nossa prioridade.

Conselho tutelar de São Miguel dos Campos

Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Conselho tutelar de Feliz Deserto

Rede que Protege: Fortalecendo Caminhos para a Infância Segurança

Conselho tutelar de Matriz de Camaragibe

Semaneca: Semana Alusiva ao Estatuto da Criança e do Adolescente

 

Conselho tutelar de Piranhas

Infância Livre: Educar, proteger e conscientizar para erradicar o trabalho infantil em Conselho tutelar de Craíbas

A atuação da rede no combate à violência contra crianças e adolescentes

 

Conselho tutelar de União dos Palmares

União dos Palmares como símbolo de resistência e cidadania: avanços no uso do SIPIA no SGD

 

Conselho tutelar de Igreja Nova

Oficina: Proteger e brincar

 

Conselho tutelar de Messias

Segurança na Escola