Casa Lar de São Miguel dos Campos é inaugurada
Ocorreu nesta quinta-feira (14), a cerimônia de inauguração do Serviço de Acolhimento modalidade: Casa Lar de São Miguel dos Campos, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo prefeito George Clemente, pela secretária da SEMTHAS, Jane Vieira, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente, pela Juíza da Vara da Infância, Emanuella Porangaba, pelo vice-prefeito Pedro Ricardo Jatobá (“Pedoca”), pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maurício Faustino e pelo representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Orcione Santos.
O prefeito George Clemente ressaltou a necessidade do município possuir um serviço como a Casa Lar. “É uma imensa satisfação inaugurar esse Lar. Iremos ajudar e dar total suporte e apoio a essas crianças e a esses jovens que precisam de um lugar que os acolham e que dê dignidade e amor”, destacou.
A secretária da SEMTHAS, Jane Vieira, enfatizou que São Miguel dos Campos está sendo o 14º município alagoano, dos 102 municípios, a aderir a esse serviço. “O prefeito George Clemente entendeu a importância desse serviço e deu o aval para que o trabalho começasse. A nossa Casa Lar é um modelo de acolhimento. Estamos cumprindo o mais importante, que é assegurar os direitos dos cidadãos miguelenses”, afirmou.
A Juíza Emanuella Porangaba parabenizou à gestão do prefeito e da secretária Jane Vieira pela coragem e sensibilidade de inaugurar uma Casa Lar em São Miguel.
A ex-conselheira tutelar e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aldjane Jorge, deu um emocionante depoimento sobre a importância de um espaço acolhedor para Crianças e Adolescentes no Município de São Miguel dos Campos.
O prefeito George Clemente, a Juíza Emanuella Porangaba e a secretária de Jane Vieira fizeram a entrega simbólica da Placa, como ato de inauguração da Casa Lar de São Miguel dos Campos.
Estiveram presentes secretários, diretores, coordenadores e representantes de instituições e da comunidade civil.
A CASA LAR
A casa-lar é uma instituição de acolhimento, sem fins lucrativos, para crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre zero e 18 anos, advindos de situação de risco social e pessoal; em caráter provisório e excepcional.
Neste programa, serão atendidas crianças e adolescentes que, devido à violação de direitos, foram afastados de suas famílias e encaminhadas pelo Poder Judiciário, para residirem temporariamente no Lar, como medida de Proteção. Neste período, será trabalhada sua reinserção em família nuclear, extensa ou substituta (adoção).
A fim de resguardar o sigilo e a segurança das crianças que serão acolhidas não poderemos divulgar a localização da casa lar.
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos