Prefeito de Porto Calvo doa terreno para construção de campus da UFAL no município Educação
O dia 15 de janeiro foi marcado pelo primeiro passo para construção do Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Porto Calvo, com o recebimento do terreno de 58 mil metros quadrados, doado pelo empresário e prefeito do município Ormindo Uchôa.
O terreno doado fica localizado a 900 metros da cidade, no bairro de Santo Amaro, em um polo de desenvolvimento urbano de fácil acesso a área central de Porto Calvo, região que beneficiará os nove municípios do norte de Alagoas. A doação foi recebida pelo reitor da UFAL Eurico Lôbo, com incorporação do terreno ao patrimônio da sociedade.
“A construção da universidade trará ainda mais progresso a Porto Calvo” afirma o prefeito da cidade, Ormindo Uchôa.A previsão inicial para a obra está na ordem de 46 milhões de reais, com a geração de 155 vagas de emprego. No primeiro momento a universidade ofertará 1300 vagas distribuídas em cinco cursos, são eles: engenharias civil, mecânica e elétrica; e licenciatura em física e matemática.
Segundo o reitor da UFAL campus Maceió, Eurico Lôbo, o projeto para construção do campus de Porto Calvo foi negociado com o Ministério da Educação (MEC) junto ao ministro da educação, Aloizio Mercadante e com apoio expressivo do senador Renan Calheiros. “A população de Alagoas precisa e merece dessas manifestações de apoio para o fortalecimento da educação no estado” acrescentou Eurico.
“A obra ainda não tem data definida para início, depende do engajamento da prefeitura, da nova gestão da universidade e da bancada federal para consolidar os recursos necessários” explica Eurico.
O segundo passo para construção do campus da UFAL é a autorização, pela bancada federal, para contratação de mão de obra. “Para esse processo Porto Calvo não está órfão, tem a mim como porta-voz em Brasília para defender a região norte” enfatiza o deputado federal, pelo PSB, Givaldo Carimbão.
A solenidade que teve início com a apresentação da banda filarmônica Sete de Setembro, contou com a presença do prefeito de Porto Calvo, Ormindo Uchôa (PSDB); do reitor da UFAL- campos Maceió, Eurico Lôbo; do deputado federal, Givaldo Carimbão (PSB); do vice-presidente das Indústrias e Comércio do Brasil, Sérgio Papini; do empresário Alexandre Oiticica; da superintendente de Infraestrutura da UFAL, Nelia Calado; da vereadora Maria da Apresentação (PRB); do procurador de Porto Calvo, André Teixeira; e dos secretários do município.
ASCOM PORTO CALVO