Consórcios e Semarh se reúnem para discutir política intermunicipal de Resíduos Sólidos Notícias
Calendário de reuniões busca eliminar os lixões nos municípios alagoanos
Este mês, os Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) retomaram as reuniões para mais uma fase do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos, Elaine Melo, as discussões precisam ocorrer para cumprimento da Política Municipal de Resíduos Sólidos, um importante acompanhamento para a implantação dos aterros sanitário nas regiões alagoanas.
Com a aprovação da Política Estadual de Resíduos e do Plano de Resíduos por iniciativa da Semarh, o governo demonstra a sua intenção de continuar contribuindo com as prefeituras, organizadas em consórcios, para eliminar os lixões.
“As reuniões com os representantes dos consórcios abordam temas como as obras necessárias para o cumprimento da política municipal e intermunicipal dos resíduos sólidos. Neste sentido, a Semarh recebe ainda demandas dos consórcios para saber como intervir e contribuir com as ações de validação do projeto de implementação do plano intermunicipal de resíduos”, explica Elaine Melo.
Já foram realizadas as reuniões da região Agreste, do Litoral Norte, do Sertão, da Metropolitana, da Zona da Mata e da região Sul. Dia 26 será realizada a reunião do Cigres.
As reuniões têm definido aspectos como os pontos de entrega voluntária, compostagem, área de transbordo e triagem, unidade de triagem, ponto de entrega voluntário central e estação de transbordo, onde se faz a transferência dos resíduos até o destino final.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, ressaltou a necessidade de os gestores ficarem atentos à política de Resíduos Sólidos. “Se os gestores não tomarem nenhuma iniciativa neste momento, estarão passivos de responderem ações penais que podem até tornar-se o prefeito inelegível”, ressaltou.
Com informações Semarh e Conisul