Orquestras de Traipu animam as prévias de carnaval Cultura
Lira Traipuense e Orquestra Show realizam ensaios abertos nas ruas da cidade e se apresentam no Pinto da Madrugada neste sábado
As orquestras de frevo estão comandando as prévias de carnaval em Traipu. Com ensaios abertos nas praças e nas ruas da cidade, os músicos da Orquestra Show, do Maestro Jorge Trompete, e da Lira Traipuense se preparam para as apresentações no carnaval da cidade. As bandas traipuenses também animam os foliões no Pinto da Madrugada neste sábado (30), na orla de Maceió.
Desde o começo do mês, as duas principais orquestras do município realizam ensaios abertos em preparação ao carnaval. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Tercília Machado, os ensaios continuaram até o início da festa. “As orquestras ensaiam pelas principais ruas da cidade chamando toda a população para participar da festa. É lindo de se ver!”, comenta. Nesta quinta-feira (28), as orquestras se apresentam no coreto da Praça Rui Machado, a partir das 19h30.
As orquestras também tocarão em todos os dias de festa de carnaval, da sexta-feira (05) a quarta-feira (10). “Há três anos que nossas festas acontecem com a participação dos músicos daqui de Traipu. Temos muitos artistas no município e queremos valorizar nossa cultura. Estamos resgatando o carnaval tradicional com frevo, já que antes as festas eram realizadas apenas com bandas de axé”, destaca a secretária de Cultura.
As bandas foram contratadas pela Prefeitura como uma forma de incentivar a cultura do município. “Traipu é a cidade dos músicos, temos uma forte tradição musical. Por isso decidimos, mais uma vez, incentivar a cultura local no carnaval. O frevo vai dominar a cidade”, destacou a prefeita Conceição Tavares. Para a gestora, contratar bandas locais também ajuda na geração de renda e movimenta a economia do município.
PINTO DA MADRUGADA
Neste sábado (30), as orquestras de Traipu se apresentarão em Maceió no Pinto da Madrugada, um dos principais blocos da capital alagoana. A presença dos músicos traipuenses já é tradicional – eles participam desde a primeira edição do bloco. “Estamos disponibilizando ônibus para que todos os traipuenses que queiram prestigiar seus conterrâneos possam acompanhar o Pinto da Madrugada”, explica Tercília Machado, secretária de Cultura.
PENEDO
No último sábado (23), os músicos de Traipu animaram o bloco Ovo da Madrugada, em Penedo. Membros das duas principais orquestras da cidade se reuniram e criaram o grupo “Os Basílios de Traipu”, uma homenagem a uma das famílias tradicionais na música do município. Ao lado de duas outras orquestras de frevo, a banda traipuense foi responsável pela folia na cidade ribeirinha.