Municípios alagoanos apresentam projetos para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Municípios
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo reconhecer os principais projetos voltados para o desenvolvimento municipal através das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Para o novo ciclo, Alagoas inscreveu 40 projetos, oriundos de 31 municípios. Nessa segunda-feira (29), teve início a fase de visitas técnicas a essas cidades, que receberão uma comissão formada por quatro analistas do Sebrae em Alagoas para conhecer de perto, até a próxima sexta-feira (04), pelo menos 13 projetos inscritos em 10 localidades.
As visitas também servirão para que a comissão, composta pelos analistas Carlos Henrique, da Unidade de Agronegócios (UAGRO); Denise Caetano, da Unidade de Políticas Públicas (UPP); Agda França, da Unidade de Acesso a Mercados (UAM); e Ana Madalena Sandes, da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT), possa ajudar a fazer alguns ajustes pontuais e melhorar a condição de alguns projetos para deixá-los mais competitivos local e nacionalmente.
Denise Caetano, analista da UPP, destacou que, durante as visitas, é possível notar prefeituras e órgãos engajados com o intuito de mudar o cenário do empreendedorismo nos municípios envolvidos, fato que deixa a comissão das visitas bastante motivada.
“Para nós do Sebrae, que temos como missão apoiar as micro e pequenas empresas alagoanas, conhecer esses projetos de perto tem servido de motivação. Pudemos ver propostas bem interessantes e que servem de exemplo para outros munícipios, além de mudarem o ambiente empresarial e fazerem com que as prefeituras comprem dentro do próprio município, aumentando a riqueza local”, frisou Denise.
Os projetos vencedores serão avaliados pela comissão julgadora formada por Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas, e membros de instituições parceiras do Sebrae, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Maceió), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Etapas e Categorias
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece projetos focados em empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, sejam elas localizadas em áreas urbanas ou rurais.
A iniciativa é realizada desde 2001, de forma bianual. Para o biênio 2015/2016, serão escolhidos os destaques em oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Municípios Integrantes do G100. Por não ter nenhum município no G100, grupo que reúne municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica, os projetos alagoanos não vão concorrer nessa categoria.
A premiação conta com etapas estadual e nacional. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos em abril, e recebem um troféu para cada categoria. Os campeões de cada estado disputam a premiação nacional, que anunciará seus vencedores em maio. Como reconhecimento, os melhores do país participarão de uma missão para conhecer uma referência internacional em gestão pública.