Estudantes de São Miguel dos Campos recebem a Caderneta de Saúde do Adolescente Municípios
Os estudantes da rede municipal de ensino de São Miguel dos Campos, com idade entre 10 e 17 anos, começaram a receber a Caderneta de Saúde do Adolescente, segunda-feira (14). A ação integra as secretarias de Saúde e Educação do município. O material trata de prevenção em saúde, educação sexual e cidadania, além de possibilitar o controle da vacinação.
A caderneta está sendo apresentada em duas versões, sendo uma específica para os meninos e outra voltada para as meninas. O material educativo aborda os temas de forma lúdica e utiliza uma linguagem acessível, favorecendo a compreensão dos jovens e seus familiares.
O material, fornecido pelo Ministério da Saúde, será entregue aos alunos da rede pública (municipal). A distribuição teve início na Escola Municipal Rui Palmeira, e contou com a participação da secretária adjunta de Saúde, Aparecida Auto, da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Flávia Saraiva e de representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).
A caderneta estimula práticas de prevenção e auto cuidado em várias áreas da saúde, como odontologia, higiene pessoal, drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Também há ênfase na educação sexual, com o objetivo de orientar os jovens sobre as dúvidas mais frequentes e o modo correto de prevenir uma gravidez. A meta é esclarecer dúvidas comuns aos adolescentes nesta fase de mudanças no corpo e no comportamento, auxiliando pais e professores no processo de orientação.
“O nosso objetivo é poder tirar as dúvidas que são recorrentes nessa fase da vida deles e acompanhar o desenvolvimento individual, informando e ajudando a cada jovem miguelense”, frisou a coordenadora do PSE.
A entrega também ajudará São Miguel no processo em busca do Selo Unicef.