São Miguel dos Campos sedia Oficina para implantação do Programa de Coleta Seletiva Meio ambiente
O município de São Miguel dos Campos sediou nos dias 11 e 12 de abril, a Oficina de Capacitação em Educação Ambiental para Implantação do Programa de Coleta Seletiva Municipal, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama).
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) foi a responsável pela Capacitação, que contou com a presença de representantes das Prefeituras de São Miguel dos campos, Boca da Mata e Campo Alegre, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamare), do presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente e da técnica de Meio Ambiente da Seama, Alenilda Oliveira.
O objetivo da Oficina foi capacitar e formar multiplicadores que venham a acompanhar as ações voltadas à gestão integrada da Educação Ambiental nos municípios envolvidos, além de possuir uma visão técnica e conscientizar a população. Palestras, formação de grupos e debates fizeram parte da programação do dia.
Os participantes, colaboradores de secretarias e repartições públicas dos três municípios vizinhos, terão a partir de agora, a responsabilidade de implantar em seus locais de trabalho, e, também, em suas casas, a coletiva seletiva.
A Oficina também resultou em um Comitê que irá elaborará o Programa de Coletiva Seletiva de São Miguel.
O ideia da Oficina partiu da coordenadora de Meio Ambiente da Seama, Marília Batista, que fez o convite à SEMARH. “Percebi a necessidade dessa implantação da coletiva seletiva aqui em São Miguel e nos municípios vizinhos. Agora, começaremos um trabalho de forma integrada e intersetorial, que resultará em uma gestão compartilhada”, frisou.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel dos Campos, Hermann Valente, falou sobre a Oficina. “Queremos implantar uma política séria de sustentabilidade e uma equipe técnica qualificada para sanarmos esse problema que tem atingido tantos municípios brasileiros, que é a destinação adequada do lixo. Para isso, sabemos que oficinas como essa e investimentos nesse setor, são extremamente relevantes”, destacou o secretário.
Em São Miguel dos Campos, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamare) vem fazendo um trabalho de coletiva seletiva solidária desde 2015. Com a conscientização da população miguelense, espera-se que os benefícios da coleta seletiva – melhoria da limpeza do município; preservação dos recursos naturais; reciclagem dos materiais que iriam para o lixo; geração de renda para os catadores da Acamare – sejam ainda mais alcançados.
A Oficina de Capacitação foi finalizada nesta terça-feira (12), no auditório do Fórum de São Miguel dos Campos.
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos