Secretários discutem em CIR ações para melhorar saúde pública de AL Municípios
Secretários e técnicos da 7ª e 8ª regiões de saúde discutiram , em Arapiraca, na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), entre outras pautas, a importância da oficina para a elaboração do Plano de Estruturação da Área de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; bem como a construção do I Plano Estadual da Humanização da Saúde em Alagoas.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), Ubiratan Pedrosa, também secretário de Saúde de Arapiraca, ressaltou o papel da instituição no que diz respeito a motivar a participação dos gestores na construção dos planos. A técnica da Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Emily Lima, disse que a oficina para a elaboração do Plano de Estruturação da área de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde deve acontecer na segunda quinzena de junho.
Emily Lima elencou, entre as vantagens da oficina, a promoção da melhoria e humanização do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS); qualificação e valorização dos trabalhadores do SUS e a interação de instituições de ensino e serviços de saúde para a incorporação do modelo de atenção universal aos trabalhadores em formação.
De acordo com ela, da oficina sairá um plano que deve ser homologado em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e avisou que a pré-inscrição já foi iniciada. Emily solicitou o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL) na divulgação da oficina junto aos municípios.
Durante o encontro, a técnica da Sesau, Sandra Barros, apresentou o I Plano Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas para o período 2016-2019. A proposta de elaboração, segundo ela, surgiu do IV Seminário Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas, realizado em 30 de setembro de 2015.
Para Sandra Barros, este plano é considerado um marco histórico na trajetória das ações de humanização de Alagoas, uma vez que com ele, o Programa Nacional de Humanização (PNH) passa a estar inserido no plano do governo da saúde alagoana.
A construção do documento tem entre os objetivos o fortalecimento da política nacional deste segmento; fortalecimento da humanização das práticas de saúde; estimulação da gestão compartilhada; ampliação da comunicação entre a Assistência e a Gestão do SUS; entre outras.
Para a construção do plano de humanização estão definidas cinco oficinas descentralizadas e regionalizadas com calendário pré-definido. A 1ª Macro se reúne no dia 25 de maio, 8 e 15 de junho e a 2ª Macro; nos dias 5 e 19 de julho, sempre das 8h às 16h.
Também constou da pauta da reunião a apreciação da minuta de resolução dos planos de vigilância sanitária 2016, apresentada pela técnica responsável pelo processo de descentralização das ações da Vigilância Sanitária (VISA), Sandra Farias. Ela ressaltou as bases para a construção do Plano de Ação Municipal de Vigilância Sanitária.
De acordo com ela, para elaborá-lo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deverá utilizar o formulário eletrônico FormSUS http://formsus.datasus.gov.br/site/formulário.php?id aplicação=23364 VISA, disponibilizado no link. Sandra destacou as vantagens da plataforma FormSUS e disse que este processo de informatização das informações da VISA é pioneiro e um avanço para o estado de Alagoas. A resolução foi aprovada na CIR pelos gestores da 7ª e 8ª regiões e segue para ser apreciada nas outras oito Comissões.