Energia Elétrica será uma realidade para a comunidade Pixaim em Piaçabuçu Municípios
Após visita da secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, à cidade de Piaçabuçu, especificamente à Comunidade da Pixaim, acompanhada pelo Prefeito Dalmo Santana Jr. e alguns secretários, iniciou-se o processo de avaliação das condições para oferecer melhoras na habitação das 27 famílias remanescentes quilombolas, que carregam consigo uma parte da historicidade do nosso município.
Já nessa segunda-feira (18), a secretária de Estado buscou apoio do diretor-presidente da Eletrobrás Alagoas, Vladimir Abreu, para levar eletricidade à comunidade quilombola. Com isso, haveria condições para que aquela população pudesse diminuir as distâncias existentes, facilitando a comunicação e trouxesse melhores condições de vida à comunidade.
Como bem colocado pela própria secretária de Estado, em matéria na impressa oficial do Estado, “eles não querem sair do local, porque nasceram ali, foram criados na região e é de lá que tiram o sustento de suas famílias, por meio da pesca, da criação de animais e do artesanato. Então, nosso compromisso é levar habitação para essas famílias, na faixa de terra próxima ao lugar onde vivem atualmente, e permitir que elas mantenham suas origens”, destacou Aparecida Machado.
Esse pensamento também é reiterado pelo Prefeito Dalmo Santana Jr. que assegurou empenho do município para viabilizar tudo o que for necessário. “Aquela comunidade deve ser vista com muito carinho por todos nós. Uma parte significativa da história de Piaçabuçu está ali e, por isso, precisamos garantir condições satisfatórias de existência para as famílias da Pixaim”, disse Dalmo Santana Jr.
Como afirmado pelo diretor-presidente da Eletrobrás, apesar das condições territoriais que dificultam a execução do projeto, a energia elétrica chegará àquela comunidade. “Vamos fazer a eletrificação pelo Programa Luz para Todos. É uma região muito difícil devido à movimentação das dunas, então faremos um projeto especial; mas, com certeza, vamos colocar energia lá, conforme aprovação dos órgãos ambientais”, assegurou Vladimir.
A próxima etapa é de mapeamento da rede elétrica mais próxima do Povoado e em seguida, uma ampliação dessa rede.
Por AscomPMP com SEINFRA