Notícias de Arapiraca Arapiraca
Abertos novos editais para artistas comporem a programação do São João
Arapiraca é uma terra fértil, que dá desde fumo, milho e abacaxi até arte genuína, brotando pelos quatro cantos agrestinos.
Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), está lançando novos editais, como o de “Seleção de Bandas e Artistas Para a Programação Musical Local dos Festejos Juninos 2016 – Polo Multicultural”.
Ele englobará grupos musicais ou artistas solo, tendo R$ 18 mil para serem repassados, valor oriundo de parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Ministério da Cultura (Min) – o montante foi assegurado antes da extinção da pasta pelo novo Governo Federal.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/abertos-novos-editais-para-artistas-comporem-a-programacao-do-sao-joao/
Prefeitura habilita projeto de cenografia para o São João 2016
Por trás da cenografia de um ambiente, há todo um esmero, um cuidado especial com os mínimos detalhes.
Foi isto o que o projeto da arquiteta arapiraquense Rosângela Carvalho apresentou, concorrendo à vaga lançada no edital “Cenografia Para o São João 2016”, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
O “Fulô de Mandacaru” foi habilitado, tendo a comissão julgadora até segunda-feira (23) para apresentar o resultado da seleção. Eles analisarão uma série de critérios técnicos e estéticos para dar o veredito.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/prefeitura-habilita-projeto-de-cenografia-para-o-sao-joao-2016/
Momento de “Quietude e Atenção” da Liga Pela Paz promove maior concentração em sala de aula
Entre 2 e 5 minutos os mais de 900 alunos da Escola de Tempo Integral Mário César Pontes, no bairro Planalto, em Arapiraca, embarcam todos os dias em terras onde tudo é possível, lá no universo infinito da imaginação.
Com a coluna ereta, sentados confortavelmente em suas carteiras, de braços descruzados, com os olhos semicerrados ou totalmente fechados e sem nenhum objeto atado às mãos, a um só tempo, as crianças respiram fundo e mentalizam fins de tarde de um piquenique, por exemplo.
Este é o novo cenário de educandos do 1º ao 7º ano, beneficiados pela Metodologia Liga Pela Paz, fruto da parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a organização Inteligência Relacional. Ao todo, mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino arapiraquense estão sendo beneficiados.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/momento-de-quietude-e-atencao-da-liga-pela-paz-promove-maior-concentracao-em-sala-de-aula/
Prefeitura define Plano de Segurança para a passagem da Tocha Olímpica em Arapiraca
A Tocha Olímpica vai passar por Arapiraca no domingo, 29 de maio. Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca definiu o Plano de Segurança, durante reunião no Centro Administrativo, para que tudo ocorra com tranquilidade, na mais perfeita harmonia e com o apoio da população, conforme determinação da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes.
Secretária de Planejamento e coordenadora do Comitê Olímpico Local (COL), Cícera Pinheiro definiu com o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, os pontos necessários para garantir a segurança durante a passagem da Tocha Olímpica com o apoio das demais secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Segurança Municipal, entre outras instituições envolvidas ao evento.
O trajeto da Tocha Olímpica, que terá 91 pontos de fechamento de vias, começa na Praça Maria das Dores (Cohab Velha), na Rua José Emídio de Lima, no bairro Jardim Esperança, passa pela Rua Expedicionários Brasileiros, bairros Baixa Grande e Eldorado, segue pelo Centro de Arapiraca e termina em frente ao Centro Administrativo, na Rua Manoel Francisco Cazuza, no bairro Santa Edwiges.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/prefeitura-define-plano-de-seguranca-para-a-passagem-da-tocha-olimpica-em-arapiraca/
Vacinação contra a influenza A/H1N1 em Arapiraca ultrapassa meta nacional
Chega ao fim, nesta sexta-feira (20), a campanha nacional de vacinação contra a influenza A/H1N1. O Ministério da Saúde (MS) tem como meta vacinar, pelo menos, 80% das 49,8 milhões do público-alvo da campanha.
Em Arapiraca, as Unidades Básicas de Saúde do município já ultrapassaram a meta nacional ao vacinar 80,69% do grupo prioritário, como pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Até às 17h desta sexta, algumas UBSs arapiraquenses estão vacinando, tais como as dos bairros: Bom Sucesso, João Paulo II, Cacimbas, Primavera, Bananeiras, Pau D’Arco, Brisa do Lago, Canaã, Baixa da Onça, Vila Aparecida, Vila Fernandes, no 5° Centro de Saúde e 2° Centro de Saúde da cidade.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/vacinacao-contra-a-influenza-ah1n1-em-arapiraca-ultrapassa-meta-nacional/
Semasa intensifica fiscalização de publicidade irregular em Arapiraca
A fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) sobre a publicidade irregular nos espaços públicos de Arapiraca está mais intensa.
Uma vez atenuado o surto das doenças transmissíveis pela picada do mosquito Aedes Aegypti, como a Dengue, Zika e Chikungunya, a Semasa, por meio do Programa Arapiraca Acessível, redobrou o trabalho a respeito da poluição visual que toma a paisagem urbana arapiraquense.
De acordo com a Lei nº 2.219/2001, que institui o Código de Publicidade do Município de Arapiraca, em seu 9º artigo, “fica proibida a colocação de veículos de divulgação, seja qual for sua finalidade, forma ou composição”, dentre outros casos esmiuçados em parágrafos, “nos meios-fios, calçadas, canteiros e áreas remanescentes”.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/semasa-intensifica-fiscalizacao-de-publicidade-irregular-em-arapiraca/
Grupo de idosos do 3º Centro de Saúde visitam Planetário pela primeira vez
A equipe Caititús II do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, nesta quarta-feira (18) realizou junto ao Hiperdia – Alegria de Viver – grupo de idosos hipertensos e diabéticos do 3º Centro, uma excursão ao Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca.
O grupo, que se reúne mensalmente para trabalhar a prevenção das complicações dessas doenças crônicas e o bem-estar como proposta para o adequado tratamento e convivência com esses agravos, nunca tinha ido ao Planetário.
A oportunidade surgiu, então, a partir das constantes atividades das equipes do 3º Centro, como a Caititús II, em promover palestras com profissionais da área e passeios divertidos, como este que reuniu aproximadamente 70 idosos.
Link: http://web.arapiraca.al.gov.br/2016/05/grupo-de-idosos-do-3o-centro-de-saude-visitam-planetario-pela-primeira-vez/