Tocha Olímpica atrai milhares de pessoas em São Miguel dos Campos Esporte
O tempo chuvoso não foi capaz de conter a energia e a força da Tocha Olímpica Rio 2016, que chegou a São Miguel dos Campos na tarde deste domingo (29), e atraiu uma multidão de miguelenses.
Após passar pelas cidades alagoanas de São Sebastião e Arapiraca, a chama sagrada, que representa a União entre as nações, e que é o símbolo-mor dos Jogos Olímpicos, percorreu 4,2 km e contou com 21 condutores.
O revezamento teve como primeiro condutor, o jovem Jefferson Gonzaga, e foi finalizado pela professora de Educação Física, Eládia Braga. A condução foi iniciada no Loteamento Hélio Jatobá e passou pelo Bairro de Fátima; ladeira do Cemitério; Rua Coronel José Antonio da Cruz; centro da cidade; Praça da Matriz e encerrou-se na Rua do Banco o Brasil, sendo protegida por um forte esquema de segurança, formado pela Polícia Rodoviária Federal, PM, bombeiros, Guarda Municipal, segurança privada e SMTT.
Os alunos do Colégio Esther Soares Torres e da Escola Tarcísio Soares Palmeira: Marcos Vinícius, Aline Caroline e Renata Alves foram os anfitriões da tocha, após serem selecionados entre mais de 200 estudantes participantes do concurso de redação sobre as Olimpíadas Rio 2016.
Diversas atrações culturais animaram o percurso, como as Bandas Fanfarras das Escolas Desembargador José Fernando Lima Souza, Mário Soares Palmeira e Noêmia Bastos; coco de roda; hip hop, balé e quadrilha.
A solenidade da Tocha Olímpica ocorreu na Praça Multieventos e contou com a apresentação da Banda de Música Maestro Bráulio Pimentel, do grupo Guerreiros de Oyá Ojuobá e do artista miguelense Wellbert Teles, que finalizou a cerimônia.
Os condutores foram premiados pela Prefeitura Municipal com placas de agradecimento e todos os voluntários receberam certificados de participação.
Por conta da chuva, os torneios de Futsal, Handebol, Basquete e Judô – que ocorreriam durante o revezamento – foram cancelados, mas todos os atletas inscritos foram agraciados com medalhas, além dos professores de Educação Física que ajudaram no evento.
O prefeito George Clemente foi homenageado pelo secretário de Esportes e Lazer, Valdemir Costa e pela equipe da Semel, pelo apoio dado ao esporte no município.
“Quero agradecer a todos que acreditaram, sonharam e ajudaram para que esse momento se tornasse realidade. O fogo olímpico representa paz, fraternidade e união, e é isso que temos desejado para o nosso município, nosso estado, nosso país e para todo o mundo. Tenho certeza que esse dia jamais será esquecido”, frisou o prefeito.
Clemente participou de todo o trajeto da Tocha, assim como o presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente e os vereadores Diney Torres, Jorge da Farmácia e Jalmir Santos.
A chama seguiu para a capital alagoana, Maceió. No dia 05 de agosto, ela finalmente chegará ao Rio de Janeiro, onde ocorrerá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, tendo passado por 329 municípios brasileiros.
ABRINDO O DIA OLÍMPICO
O domingo (29), em São Miguel dos Campos, já começou com o espírito olímpico tomando conta da cidade. A 8ª edição da Corrida do Rotary Club mobilizou dezenas de atletas miguelenses e de outros municípios que participaram e foram premiados com troféus, medalhas e premiações em dinheiro.
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos