Virada Sustentável nas escolas: GTA em ação está ocorrendo em São Miguel dos Campos Municípios
A Virada Sustentável está sendo promovida nas escolas da rede de ensino municipal e estadual de São Miguel dos Campos para alunos, professores e toda a comunidade escolar, pelo Grupo Técnico Ambiental (GTA), onde se deu início no mês de maio e vai se estender até junho – mês dedicado à comemoração ao Meio Ambiente. As ações do GTA nas escolas vêm sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com as empresas Granbio, Instituto Lagoa Viva, Gestão Ambiental BR101/DNIT e SAAE.
A Virada Sustentável é uma ação de mobilização e educação para a sustentabilidade socioambiental que envolve a articulação, construção e participação direta das escolas, que tem como objetivo a sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A programação da Virada Sustentável deu ênfase à Educação Ambiental com práticas sustentáveis, aonde o GTA em Ação vem mobilizando e movimentando a comunidade escolar, que interagem de forma ativa e positiva, participando e buscando o desenvolvimento dos trabalhos ambientais, além de novas propostas para realização e melhoria dos seus planos de ações/projetos para a mudança de hábitos escolares e ações que ajudem a cuidar o meio ambiente.
Nesta programação, são realizadas diversas atividades nas escolas como oficinas, palestras, plantio e capacitação sobre as temáticas ambientais do Eixo Sustentabilidade Socioambiental/Juntos pela Educação. Tais temáticas são: coleta seletiva/reciclagem, horta, redução do consumo de água e energia.
As escolas vêm desenvolvendo desde dezembro de 2015 os seus planos de ações, que contemplam temáticas ambientais do eixo, recebendo capacitações e orientações do GTA/SEMED/Seama e do Instituto Lagoa Viva, que ocorreram em abril na adesão do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva no município, com oficinas e formações continuadas para as 21 escolas (municipais e estaduais) do município. Os professores, coordenadores e diretores envolvidos já participaram da terceira Formação Continuada em Educação Ambiental (EA), sendo capacitados para transformar seus planos de ações em projetos estruturantes, que abranjam toda a escola e envolva a comunidade, visando atividades coletivas e o desenvolvimento durante todo o ano letivo.
“A Virada Sustentável despertou ainda mais o interesse das escolas na concretização de seus projetos, o GTA está incentivando e promovendo ações que mobilizam a comunidade escolar dentro das temáticas ambientais, buscando a construção de espaços educadores sustentáveis, para que seja inserida a prática sustentável no dia a dia da escola”, destacou Alenilda Oliveira, técnica em Meio Ambiente da Seama.
Alenilda Oliveira salienta ainda que, com a Virada Sustentável nas escolas, alguns benefícios imediatos surgiram com a promoção das ações, a exemplo da separação dos materiais recicláveis/coleta seletiva, realizada pelos alunos e comunidade escolar que já estão sendo destinadas para a Associação dos Catadores do município (Acamare). “Desta forma, acredito que a ação do GTA está sendo positiva para todos, os alunos se mostram interessados em aprender e levar também o conhecimento para casa”, concluiu a técnica.
Dentro da programação da Virada Sustentável, está a entrega de lixeiras seletivas para cada escola, palestra sobre coleta seletiva, oficina de reciclagem, oficina de confecção de horta suspensa em garrafas pet, entrega de paletes para confecção de horta suspensa, construção de hortas em canteiros, palestra sobre horta orgânica, oficina e palestra sobre o gerenciamento e redução do consumo de água e energia, e plantio de mudas de Crotalária nas escolas e informações sobre a mesma no combate e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. As palestras e capacitação sobre o cultivo de hortaliças estão sendo ministradas pelo técnico agrícola Teonio Sales e pelo agrônomo Washington Digleyson.
“A partir do dia 06 de junho, a Programação da Virada Sustentável acontecerá de forma diferente, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, cada escola promoverá sua culminância, visando as atividades práticas em prol da sensibilização e conscientização ambiental na comunidade escolar. E outros eventos ambientais acontecerão no decorrer de junho em celebração ao Mês do Meio Ambiente”, afirmou a coordenadora de meio ambiente da Seama, Marília Batista.
As atividades do Projeto Escola Verde: Eixo Sustentabilidade Socioambiental do GTA/SEMED/Seama juntamente com o Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva continuarão durante todo o ano letivo para as escolas com o apoio também das empresas parceiras. A meta é garantir que 80% das escolas do município tenham projetos de educação ambiental na estrutura curricular e implementem práticas sustentáveis.
Escolas que já foram mobilizadas na Virada Sustentável pelo GTA em Ação no mês de maio: Escola José Marcos da Rocha, Escola Imaculada Conceição, Escola Luzinete Lindalva Jatobá, Escola Ana Lins, Colégio Esther Soares Torres, Escola Valdemar Cavalcante, Escola Maria Abigail Correia de Sá, Escola Desembargador José Fernando, Escola Profª Linaura Lima da Silva, Escola Profª Maria Nildes Alves, Escola Profª Maria Rosa, Escola Dr. Iramilton Leite e Escola Profª Noêmia Bastos.