SAAE de Pão de Açúcar instala rede de água encanada no Loteamento Maria Carmelita Melo Machado Municípios
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) instalou, na última terça-feira (31), a rede de água encanada no Loteamento Maria Carmelita Melo Machado, localizado no Farol, proporcionando uma melhor situação para os moradores locais, tendo em vista que os mesmos eram abastecidos por pequenas redes de canos com espessura muito fina, as quais não atendiam aos padrões exigidos pela empresa, principalmente pela falta de condições ideais de pressão e vazão.
Segundo o diretor administrativo, Sérgio Barbosa Correia, além de promover melhoria aos moradores, o SAAE evitará, ainda, as ligações clandestinas, conhecidas como gato de água, que aconteciam muito no local, penalizando, assim, os usuários que estão em situação regular, pois quem gasta sem medição não tem limite de consumo.
“O SAAE trabalha ao bem da população. Agora todos os usuários terão suas ligações devidamente cadastradas e com o hidrômetro, para medir o consumo real”, disse Sérgio Barbosa.
Seca Verde: Prefeitura de Pão de Açúcar vem abastecendo famílias rurais através de 10 caminhões pipa
Com recursos próprios, a Prefeitura de Pão de Açúcar vem enfrentando o problema da escassez de chuva no município e abastecendo um grande número de famílias rurais por meio de 10 carros pipa que estão rodando diuturnamente, para atender a demanda. Só na semana passada foram atendidas 111 famílias rurais, que diariamente precisam de água para matar a sede e suprir suas necessidades domésticas.
Apesar da grande crise financeira que abate as prefeituras brasileiras, principalmente as que pertencem aos municípios mais pobres, como é o caso de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas tem dedicado uma atenção toda especial às famílias rurais porque, segundo ele, é desumano deixar de atender a uma pessoa que está precisando de água. “É desumano ver uma pessoa passando sede e não lhe dar água para beber”, disse Jorge Dantas.
É importante destacar que a Prefeitura de Pão de Açúcar vem gastando cerca de R$ 100 mil reais/mês para abastecer as famílias rurais, sendo que esta operação é exclusiva da Defesa Civil Municipal, ou seja, não é uma operação paga pelos governos estadual e federal.
Segundo Sandro Pereira, coordenador da Defesa Civil Municipal de Pão de Açúcar, a Prefeitura de Pão de Açúcar vinha atendendo a um número semanal entre 80 e 100 famílias, porém, com o prolongamento da estiagem, este número aumentou para 111.
E a tendência é aumentar ainda mais a demanda, pois a insuficiência de chuva no semiárido está se prolongando e a Operação Carro Pipa, do Governo Federal, não atende suficientemente a grande demanda existente no município de Pão de Açúcar e nos demais municípios alagoanos.
É importante frisar que poucas ou quase nenhuma prefeitura localizada no semiárido alagoano dispõe de 10 carros pipa rodando diuturnamente para levar água para as famílias rurais que tanto precisam do líquido precioso para viver.
“Isto só está acontecendo, graças ao compromisso do prefeito Jorge Dantas para com a população rural que vem sofrendo com a escassez de chuva no sertão. Mesmo assim, o quadro é muito preocupante porque os 10 caminhões pipa disponibilizados pela Prefeitura de Pão de Açúcar através da Defesa Civil Municipal não são suficientes para atender a grande demanda existente no município, pois vem crescendo semanalmente o número pessoas que nos procuram em busca de água”, disse Sandro Pereira”.
A esperança é que a chuva que caiu sobre Pão de Açúcar, no último fim de semana, se prolongue com mais intensidade, para molhar a terra e encher os barreiros e cisternas. Se a chuva continuar a cair, certamente trará grande alívio para a população e, também, para a Gestão Municipal.
Caso a quantidade de chuva seja insuficiente durante o inverno, o município de Pão de Açúcar será atingido, mais uma vez, pelo fenômeno conhecido como “seca verde”, isto é, a terra enxuta, os barreiros e as cisternas vazios e a vegetação com coloração esverdeada.