Senador Rui Palmeira e Canapi recebem Cine Sesi Canapi
Boa parte das cidades brasileiras, nas regiões metropolitanas ou no interior, perdeu o charme de assistir aquele filme no final de semana dentro de uma sala de cinema. Hoje, as projeções acontecem nos shoppings e em alguns raros espaços que ainda resistem. No mais, boa parte já virou igreja, academia de ginástica, sorveteria e até açougue. Mas, ao menos nos próximos três meses, a população de 20 municípios alagoanos voltará a sentir o prazer de ver um bom filme na praça principal. O Cine Sesi estará rodando o Estado com três longas-metragens e outros três curtas-metragens. Além de promover oficinas de “stop-motion” em algumas delas.
“Queremos ir além da formação de plateia. Estamos plantando sementes e quem sabe, criar futuros trabalhadores da indústria do áudio-visual”, afirma Lina Rosa Vieira, curadora da iniciativa, que já rodou quase 700 cidades de 12 estados brasileiros, nos últimos 15 anos.
Em 2016, o projeto retorna a Alagoas, com estreia marcada no município de Senador Rui Palmeira e Canapi, nos dias 15, 16 e 17 de julho. É a 11ª edição do Cine Sesi no Estado, envolvendo mais de 80 municípios e alcançando um público de mais de 820 mil pessoas.
As sessões gratuitas em Canapi serão na Rua Sônia Malta e, as exibições em Senador Rui Palmeira serão em frente à Igreja Matriz. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.
Em 2016, o projeto está completando 15 anos, em uma tarefa árdua porque o processo de extinção das salas de projeção de rua foi devastador. Os motivos são os mais variados: a expansão da TV aberta ao longo das décadas de 1970 e 1980, o VHS (que já morreu), o DVD (que está moribundo). Mais recentemente, a chegada de TV por assinatura e até questões de segurança pública, fazendo com que as pessoas prefiram ficar em casa.
“Em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez. A própria distribuição dos filmes sempre foi difícil. As salas foram ficando inviáveis financeiramente e acabaram fechando as portas”, observa Lina Rosa Vieira.
Nesse sentido, o Cine Sesi também reafirma o direito à ocupação do espaço público pela população, já que as sessões acontecem em praças e pátios.
SERVIÇO:
CINE SESI CULTURAL 2015
Local: Canapi e Senador Rui Palmeira.
Data: 15 a 17 de julho de 2016, a partir das 18h.
FILMES:
Curtas
Sex: Retirantes
Sáb: Guida
Dom: Salu e o Cavalo Marinho
Longas
Sex: O Menino no Espelho
Sáb: Que Horas Ela Volta
Dom: Divertida Mente