Escola Digital é lançada em São Miguel dos Campos São Miguel dos Campos
A Escola Digital, plataforma de busca com mais de 11 mil conteúdos pedagógicos digitais, foi lançada sexta-feira (25), no auditório do Fórum Desembargador Moura Castro, em São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Educação. No município, a Escola Digital ganhou uma versão customizada, a “Educação Digital”.
A plataforma é uma parceria entre a Prefeitura de São Miguel dos Campos, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, e levará a plataforma digital de busca de conteúdos educacionais a mais de 11 mil alunos, 500 profissionais da educação e 22 escolas. Representantes das escolas miguelenses, como alunos e professores, estiveram presentes.
“A plataforma está voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares. Essa ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades deste público no dia a dia, a partir de conteúdos que tornam o ensino mais dinâmico e inovador dentro e fora da sala de aula”, explicou a secretária adjunta de Educação, Alexsandra Rodrigues.
Desenvolvido para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente. A plataforma beneficiará mais de 11 mil alunos dos ensinos fundamental e educação infantil, cerca de 500 profissionais da educação (professores, orientadores educacionais e diretores) e 22 escolas municipais.
Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todas as disciplinas da Educação Básica. A curadoria do projeto, que envolve seleção dos recursos, é responsabilidade da TIC Educa, empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras baseadas em recursos tecnológicos e de alta qualidade pedagógica. Além disso, alimentam essa base de dados outras Secretarias de Educação que participam da Rede Escola Digital e que produzem ou qualificam objetos de aprendizagem.
De acordo com o prefeito George Clemente, “a plataforma possibilitará que os alunos participem do mundo tecnológico, que está cada vez mais presente do dia a dia das pessoas, transformando a realidade, mudando a estratégia de ensino com uso de novas tecnologia, além de valorizar o profissional de educação”.
Segundo a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos porque dá acesso a materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. “Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação da educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos de forma autônoma. A plataforma facilita esse processo”, concluiu.
ASCOM São Miguel dos Campos