Curso sobre anticorrupção da AMA e CGU é encerrado com sucesso Cursos
Com 22 municípios participantes e cerca de 70 inscritos, o curso de Resposabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas, que aconteceu nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), superou expectativas. O objetivo foi disseminar a nova Lei Anticorrupção entre gestores, técnicos e agentes parceiros de municípios.
Os analistas de controle Renata Alves de Figueredo, da coordenadoria de integridade da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, e Aderson Mendes de Matos, da coordenação geral de responsabilização de entes privados da Corregedoria Geral da União, mostraram as origens e motivação da Lei n 12.846, de 2013.
Organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a AMA, o curso teve foco nos casos concretos de prática de atos contra a administração pública nacional ou estrangeira, que podem se apresentar perante os órgãos e entidades públicos, para que tanto dirigentes como servidores responsáveis pelas investigações desenvolvam as habilidades necessárias para a implementação do referencial teórico na atuação profissional prática.
Para o controlador interno de Junqueiro, Joaquim Arnaldo Correia, diante de tantos casos de corrupção que aconteceram no país, o curso foi de grande valia para o serviço público. “A Lei é nova e de pouco conhecimento, mas totalmente relevante para o dia a dia da administração pública. Nós, como servidores públicos, precisamos ter embasamento para aplicar o conhecimento quando for preciso”, afirmou.
O gerente do setor de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, afirmou que o curso foi um sucesso. Apesar de ter sido disponibilizado para um número restrito de municípios, a procura por vagas foi grande. O superintendente da AMA, César Teixeira Júnior, ressaltou a importância da parceria com a CGU, que deve disponibilizar mais cursos em breve.