VII Flimar é aberta ao público em Marechal Deodoro Marechal Deodoro
Na noite desta quarta-feira, 31, foi aberta oficialmente a VII Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar).
Com a presença do prefeito Cristiano Matheus, secretários municipais, convidados e população em geral, o evento aconteceu no auditório do Espaço Cultural Santa Maria Magdalena da Alagoa Sul.
O governador Renan Filho esteve representado pela secretária de Cultura do Estado de Alagoas, Mellina Freitas, e o também o secretário de Comunicação do Estado de Alagoas, Ênio Lins.
Na oportunidade, Cristiano Matheus fez um balanço dos sete anos da edição da feira literária deodorense. Em seu discurso, o prefeito reforçou que o evento está consolidado no calendário cultural de Alagoas e precisa da continuidade no próximo ano.
“Estou finalizando o meu último ano de mandato com mais uma Flimar. Foi com muito esforço, trabalho e parceiros que conseguimos chegar em mais um edição. Durante esses anos conseguimos fazer com que jovens e adultos deodorenses se interessassem mais pela leitura, arte e cultura. Nossa cidade é rica em histórias e fatos importantes. Marechal Deodoro também se torna hoje a capital da cultura alagoana e esse trabalho precisa continuar na próxima gestão”, disse Matheus.
Já Carlito Lima, além de responder pela Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Deodoro, é o responsável pela feira chegar em sua sétima edição. Entusiasta e curador da Flimar, Lima deu boas-vindas aos convidados fazendo um balanço da programação e convidados que passarão pela cidade de Marechal Deodoro durante os quatro dias de festa.
“Vamos todos aproveitar esta festa que é preparada há anos para ajudar no incentivo à leitura, conhecendo a cultura da nossa cidade e se debruçando em arte, música, dança e todas manifestações culturais. São sete anos de festa preparada graças ao empenho de todos que fazem a gestão Cristiano Matheus e com o incentivo do próprio prefeito. A Flimar é eternamente o maior evento cultural de cultural de Alagoas inserida em Marechal Deodoro”, comentou Carlito Lima.
A VII Flimar é uma realização do Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro, e a Associação Cultural Alagoa do Sul, com apoio da empresa Braskem, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Chesf, Caixa Econômica, Petrobras, SEB e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Confira a programação para esta quinta-feira, 01.
PROGRAMAÇÃO ARTE E CULTURA
SAGUÃO DO AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL
9:00 – 22:00 – Exposição de Fotografias -VANDA LIMA e SÔNIA CALAZANS
ORLA LAGUNAR
9:00 – 20:00 – FEIRA DE CULTURA E LIVRO
9:00 – 14:00 – PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA
CASA MUSEU DO MARECHAL DEODORO
9:00 – 21:00 – Exposição de DESENHO – ÂNGELO ROBERTO MASCARENHAS ( Salvador)
19:00 – SARAU NO QUINTAL DA CASA DO MARECHAL- “A POESIA DE FAGNER E DE OUTROS POETAS” – CARLA NOBRE – CHICO DE ASSIS – CLAUFE RODRIGUES – MÔNICA MONTONE – INÁCIO VIEIRA DE MELO – COSME ROGÉRIO – RITA CORURIPE – MANOEL CONSTANTINO – EFIGÊNIO MOURA- RONNY ROSELLY- TÂNIA DE OLIVEIRA- LETÍCIA ELENA (MEDIADORA) ( palco aberto ao público)
CONVENTO (PÁTEO INTERNO)
09:00 – 21:00 – MUSEU DE ARTE SACRA (aberto para visitas)
18:00 – “VOLTA À SECA” -Peça teatral de Maurício Melo Júnior – Grupo CHICO DE ASSIS
CONVENTO (ADRO)
CONCERTO, MÚSICAS CLÁSSICAS E POPULARES.
19:00 – SOCIEDADE MUSICAL FILARMÔNICA SANTA CECÍLIA
20:30 – SOCIEDADE MUSICAL CARLOS GOMES (participação de Adélia Amorim)
PRAÇA PEDRO PAULINO ( CENTRO HISTÓRICO)
A partir das 16 horas – apresentação de BOIS, Quarteto Manguaba, Teatro de Rua, Capoeira, Seu Zezinho, saxofonista, Banda de Pífano, Quarteto de Trombone, entre outras peças artísticas.
CASA DO PATRIMÔNIO – ANTIGA CADEIA
19:00 – 21:00 – Cinema – “O OLHAR DE NISE” – Documentário de JORGE OLIVEIRA
Programação completa em: http://festaliteraria.wixsite.com/7flimar/programacao
Pré-lançamento do filme “O Olhar de Nise” será realizado na VII Flimar
A VII Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar), realiza, nesta quinta-feira (01), o pré-lançamento do filme “O Olhar de Nise”, do escritor e cineasta alagoano Jorge Oliveira.
O filme que documenta a vida da psiquiatra Nise da Silveira, será exibido às 17hs no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, centro histórico de Marechal.
Nesta edição, os participantes da VII Flimar poderão assistir, em ‘primeira mão’, o trabalho do cineasta que dedicou quatro anos de pesquisa sobre a alagoana revolucionária no tratamento das doenças psiquiátricas no Brasil.
“O filme conta a história da alagoana a partir dos próprios relatos de Nise e depoimentos de pessoas do convívio dela. O documentário será lançado no Brasil, em Novembro, mas, a convite do Carlito Lima, vamos fazer o pré-lançamento na Flimar”, afirmou o cineasta e escritor, Jorge Oliveira.
A tarde de programação da VII Feira Literária de Marechal Deodoro desta quinta-feira (1) será dedicada a Nise da Silveira.
A homenagem começa com a mesa-redonda “Minha amiga, Nise da Silveira”, com a presença do jornalista Maurício Melo. Em seguida, “Nise da Silveira, uma visão feminina”, com a escritora Mônica Montone. Para finalizar, o pré-lançamento do filme “O olhar de Nise”, com o diretor Jorge Oliveira.
As discussões literárias estão acontecendo no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul.
Paralelas às palestras, outras programações estão sendo realizadas em todo centro histórico de Marechal Deodoro, como a Flimarzinha, na Orla Laguna, a Flimar Jovem, na Esola Eleuza Galvão Rodas, apresentações artísticas no Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias e exposições no Museu Casa de Marechal.
—
Kléverson Levy
Jornalista / Assessor de Imprensa