Municípios alagoanos se organizam para realizar mutirão de recolhimento de pneus Meio ambiente
Uma das medidas para evitar a proliferação mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é não deixar acumular água parada. Por isso, o Governo Federal, em parceria com Governos Estaduais e Municipais, promove, até o final do ano, mutirões para recolher pneus guardados e descartados de forma inadequada.
Em Alagoas, os coordenadores regionais das Defesas Civis Municipais se reuniram na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta quinta-feira (22), com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual para saber como seria a operacionalização do recolhimento dos pneus em cada município.
Segundo o Tenente Douglas, de Defesa Civil Estadual, todos os municípios de Alagoas serão visitados e a Operação terá início dia 03 de outubro e se estenderá até o dia 21 de outubro. Serão 15 regionais, onde os pneus dos municípios circunvizinhos serão recolhidos até esses pontos bases.
Na capital, Maceió, a Operação contará com o apoio do Exército Brasileiro e iniciará no dia 17 de outubro e terminará no dia 21 de outubro. A ação é uma parceria da Semarh com a Defesa Civil Estadual e os municípios alagoanos, além de contar com o apoio da AMA. A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, também esteve presente na reunião e esclareceu dúvidas sobre a operacionalização e o envolvimento das equipes.