Academia de Saúde de São Miguel dos Campos está em pleno funcionamento Municípios
Uma Academia a céu aberto, que não é apenas e somente um local para se realizar atividade física, mas também um espaço para se desenvolver ações amplas de Promoção da Saúde. É assim que se configura a Academia de Saúde de São Miguel dos Campos que nesta semana foi aberta ao público e está em pleno funcionamento.
A Academia faz parte do Programa Academia da Saúde, que é um espaço físico dotado de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
O Programa Academia da Saúde tem como estratégia primordial a promoção da saúde e produção do cuidado para o município. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.
Essa Programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe à realização de práticas corporais e atividades físicas. Mas também Práticas de Alimentação Saudável entre outras ações de Promoção da Saúde.
“Esse polo foi concebido como um espaço voltado ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas a realidade de São Miguel, adotando como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros”, frisou a Coordenadora da Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos e do NASF, Mônica Dâmazo.
São Miguel dos Campos disponibiliza assistência técnica para o pequeno produtor
O pequeno agricultor mesmo com muita força de vontade enfrenta muitas dificuldades em produzir alimento devido os altos custos de produção que se entendem deste o preparo do solo até a colheita, por falta de recursos financeiros muitos produtores ficam impossibilitados de trabalhar suas áreas.
Diante de tal situação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel dos Campos com muito afinco e determinação, vem promovendo a agricultura no município, e a com a colaboração do prefeito George Clemente, agricultores têm recebido da Prefeitura, máquinas e implementos agrícolas promovendo o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo o técnico responsável o Engenheiro Agrônomo Washington Digleison, agricultura familiar é uma das práticas agrícolas que mais se destaca no meio rural, e com a participação dos filhos, a atividade tende a crescer reduzindo o êxodo rural que é um dos problemas mais comuns na atualidade.
“A pretensão do prefeito é desenvolver agricultura. Mesmo com o descaso dos gestores passados, George aposta na agricultura e vem trabalhando para mudar a vida do homem no campo, fornecendo assistência técnica para os produtores rurais, máquinas e implementos agrícolas, distribuindo sementes de milho e feijão e mudas de hortaliças, ferramentas de trabalho tais como, enxada, luvas, botas dentre outros equipamento de uso agrícola facilitando o manejo do agricultor no campo”, declarou o Engenheiro.
“Com o convênio firmado com a EMATER, se espera atender o pequeno produtor com mais empenho e espera mudar o estilo de vida de sobrevivência no campo melhorando a qualidade de vida e gerando emprego e renda”, finalizou Washington.
ASCOM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS