Municípios vão participar de 17 a 21 deste mês de coleta de pneus Meio ambiente
Gestores de saúde devem providenciar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) até começo de novembro
Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforçaram nessa sexta-feira (30), na sede da Defesa Civil Estadual, com seus dirigentes, a importância da mobilização da sociedade na coleta de pneus que vai acontecer no período de 17 a 21 deste mês nos 15 municípios alagoanos polos. A ação vai contar com o apoio do Exército, da Secretaria do Meio Ambiente e dos gestores municipais.
A discussão se deu na Sala Estadual de Controle do Aedes, ao tempo em que aconteceu a videoconferência com a Sala Nacional. Os municípios polos são Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, Rio Largo, Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Capela, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. A empresa Reciclanip será responsável pelo recolhimento dos pneus, sem quaisquer ônus para os gestores.
O objetivo da ação é evitar o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da dengue, Chikungunya e Zika, sobretudo no período que antecede o verão, estação em que aumenta a incidência destas doenças. Os 102 municípios devem se envolver com a ação, segundo a Defesa Civil estadual, e levar os pneus para os 15 municípios listados.
Importância do LIRAa – A coordenadora técnica do Cosems, Sylvana Medeiros ressaltou que na ocasião foi reafirmada a importância da realização do resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) Nacional pelos municípios de todos os Estados. De acordo com ela, este levantamento ocorre há alguns anos em outubro e na primeira semana de novembro.
Segundo Sylvana, a Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) orienta que a execução deve acontecer no período de um mês e mais uma semana, para que haja maior flexibilidade para os municípios se programarem diante das suas particularidades. Até a segunda semana de novembro, os gestores devem enviar os resultados para que o Ministério da Saúde faça uma ampla divulgação na segunda quinzena de novembro
Assessoria de Comunicação do Cosems