Prefeito Claudio Filho Cacau dá posse aos membros Conselho Municipal de Educação

Os integrantes do Conselho Municipal de Educação foram empossados na manhã desta sexta-feira (20), pelo prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau. A solenidade aconteceu no salão nome do Palácio Provincial.

Apesar de ter sido eleito no ano de 2015, durante os dois últimos o Conselho Municipal de Educação não conseguiu cumprir sua função e nem realizar discussões em prol da melhoria da educação pública. A partir de agora, os treze conselheiros irão atuar, em parceria com a Secretaria de Educação, no biênio 2017/2019.

O conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação, das instituições privadas de ensino infantil, estudantes das escolas municipais, pais de alunos das escolas municipais, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, dos professores das escolas municipais e da rede privada e do Conselho Tutelar.

Durante a solenidade, a presidente do órgão normativo, a professora Maria Silvania de Oliveira, disse estar com grande expectativa de que o trabalho, de fato, será realizado pelos conselheiros.

“Nós tínhamos um conselho que só existia no papel e, logo que o prefeito assumiu a gestão, nos convocou para que iniciássemos, de fato, os trabalhos. Estamos com uma expectativa muito boa de que conselho possa atuar, de verdade, no que for necessário para intervir na educação e melhoria do desempenho do alunado”, disse a presidente.

O secretário Municipal de Educação, Marcelo Beltrão, destacou a parceria firmada entre o Conselho e a secretaria para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“Aqui estão representados diversos seguimentos que têm interesse numa educação de qualidade. Temos muitas decisões a tomar, calendário escolar para elaborar, entre outras ações da educação que serão divididas com o Conselho, e não há melhor cenário para discutir a educação senão um composto com tantos seguimentos representados. Agradeço em fazer parte deste conselho e não tenho dúvida nenhuma de que a gente vai conseguir alavancar a educação de Marechal Deodoro, todos caminhando na mesma direção”, disse o secretário.

Encerrando os discursos, o prefeito Claudio Filho Cacau parabenizou os membros pela posse, lembrou os problemas encontrados na educação municipal e pediu o apoio do conselheiros para dar uma educação de qualidade aos deodorenses.

“Este é um momento muito importante. Estamos vendo os números baixos do IDEB, uma evasão escolar muito grande e temos que ter esta missão juntos. Fiz questão de pedir ao secretário e a toda a equipe da educação que não influenciasse nas indicações para os membros do conselho, porque esta é uma gestão da democracia e de participação de todos. A educação é a base de tudo e sem ela nada avança. Podem contar com o apoio da gestão”, finalizou o prefeito.

Confiram que são os conselheiros municipais de Educação:

Representantes da Secretaria Municipal de Educação

1º Titular: Marcelo Beltrão Siqueira

Suplente: Mirian da Silva

2º Titular: Márcia Valéria Cardoso Nicácio

Suplente: Lilian Kely de Alcântara Romeiro Leite

Representantes das Instituições de ensino privado de Educação Infantil

1º Titular: Maria de Loudes Santos de Araújo

Suplente: Margarida Judite Alves de França

Representantes dos estudantes das Escolas Públicas Municipais

1º Titular: Ângela Maria Bispo Rodrigues

Suplente: Ariane dos Santos

2º Titular: Jamerson dos Santos

Suplente: Wenerson da Silva Ferreira

Representantes dos pais de alunos das escolas públicas municipais

1º Titular: Maria Aparecida dos Santos

Suplente: Jadilma Mendes da Silva

2º Titular: Rosa Maria da Silva Soares

Suplente: Renata Rodrigues da Silva

3º Titular: Clara Lúcia Santos Silva

Suplente: Roquelúcia Correia dos Santos

Representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente

1º Titular: Verônica Rufino do Nascimento

Suplente: Jaqueline Silva de Menezes

Representante dos professores das Escolas Públicas Municipais, sendo um da rede privado.

1º Titular: Maria Silvania de Oliveira

Suplente: Andrea Patrícia Lima Pereira

2º Jackson Soares da Silva

José Claudemir Francisco de Oliveiro

Rede Privada

1º Titular: Maria Ângeka Santos Passos

Suplente Regicleide Alves Ribeiro Ferreira

Conselho Tutelar:

1º Eliene dos Santos Balbino de Lima

Suplente: Remi Paulo Tenório

 

Prefeito Cacau garante reabertura da Escola do SESI em Marechal Deodoro

 

Atividades da escola foram encerradas este ano; Pleito foi atendido pelo secretário de Estado da educação Luciano Barbosa, durante reunião nessa quinta-feira (19)

 

O prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau, garantiu a reabertura da Escola do SESI do município. O pleito foi atendido pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, durante uma reunião no final da tarde dessa quinta-feira (19), com o prefeito Cacau e o secretário municipal de Educação, Marcelo Beltrão.

 

De acordo com o prefeito Cacau, a escola fechada este ano, será reaberta com aulas de ensino médio e também os cursos profissionalizantes, atendendo as demandas dos estudantes e jovens de Marechal Deodoro.

 

“A Escola do SESI foi fechada no município este ano e nós resolvemos conversar com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, que entendeu a importância e atendeu nosso pedido. Teremos ensino médio e cursos técnicos, em parceria com o Senai, para poder qualificar a mão de obra, numa parceria entre Estado e Município. Então vamos ver os cursos que realmente Marechal precisa ter, para que nossos alunos e jovens possam se qualificar e trabalhar nas áreas que abrangem o nosso município, como o polo industrial, turismo, hotelaria e fazer uma nova educação em Marechal Deodoro”, disse o prefeito.

 

Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Beltrão, a reabertura da Escola do SESI é muito importante, pois vai garantir oportunidade e qualificação para os estudantes de Marechal Deodoro.

 

“O prefeito está buscando uma nova Marechal, com educação de qualidade para nossos jovens estudantes. Vamos conseguir atender as demandas dos alunos do ensino médio e da rede. Além disso, fazer com que a esperança e os empregos que sejam gerados em Marechal Deodoro sejam preenchidos pelo nosso povo nos diversos setores existentes”, completou o secretário.

 

A Escola do SESI de Marechal Deodoro será reaberta ainda este ano e, tão logo seja realizando o levantamento das necessidades, os cursos ofertados serão divulgados para toda a população deodorense.

 

 

Fotos: Hiarlley Sabino/Secom