Jovens de Piaçabuçu recebem certificados e lixo hospitalar tem destino adquado Municípios
A Secretaria Municipal da Assistência Social de Piaçabuçu realizou nesta sexta-feira (23), a cerimônia de entrega dos certificados aos jovens que participaram da 1ª turma do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, desenvolvido pelo Programa Juventude Empreendedora da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas.
O objetivo do Curso é contribuir para formação de jovens empreendedores de Piaçabuçu, para inclusão no empreendedorismo e abertura de novas ideias na região. A meta do Programa é que após o Curso, os jovens estejam prontos e preparados para abrir seu próprio negócio.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Internato Joaquim Aristóteles em Piaçabuçu, com presença dos 52 jovens concluintes, pais, secretários municipais e Secretário Estado trabalho e emprego. Durante a cerimônia, alguns jovens prestaram seus agradecimentos por meio de apresentações e depoimentos.
“Estamos satisfeitos com o resultado conquistado. Ao longo de todo o Projeto incentivamos e despertamos o ímpeto empreendedor desses novos jovens que se dedicaram de forma intensa nessa primeira etapa do Programa Juventude Empreendedora”, explicou Sergio Figueredo, Secretário Estado trabalho e emprego.
“Tivemos a oportunidade de trocar muitas ideias com estes jovens durante o período em que estiveram cursando o projeto. Isso tudo demonstra o potencial deles e nos incentiva a cada vez mais promover ações neste sentido em nossa cidade, afirmou Renata Jully, secretária municipal de Assistência Social.
“É muito significativo recebemos desses jovens o reconhecimento da nossa dedicação e compromisso, valeu a pena proporcionar para eles essa alegria”. declarou o prefeito Dalmo Santana Júnior.
Para os jovens, as aprendizagens do curso foram múltiplas e agradeceram a prefeitura e governo do estado.
Projeto
O projeto vai selecionar cinco mil jovens, que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.
Os jovens serão selecionados entre 18 a 29 anos de todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter o ensino médio completo.Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um.
Dez por cento desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho.Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual – SEI e vão receber, por parte da Desenvolve – Agência de Fomento do Estado – um aporte financeiro entre R$ 800 e R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.
Lixo hospitalar tem destino adequado em Piaçabuçu
sando as melhorias nos serviços prestados à população de Piaçabuçu, a Gestão crescendo com o povo, inovou nas ações da administração para que o piaçabuçuense tenha prestações de serviços com qualidade e respeito.
Através da Secretaria de Saúde junto com a Vigilância Sanitária, a Prefeitura aderiu desde o inicio da primeira gestão, procedimento especial para dar a destinação correta aos resíduos das unidades de saúde.
O lixo é armazenado em compartimentos na parte externa do hospital, onde é levado por uma empresa especializada para o destino final adequado. O prefeito Dalmo Santana Jr., ressaltou ainda a importância do cuidado na separação dos materiais descartáveis para que se evite o descarte errado do lixo.
“Desde quando assumiu a Prefeitura encontrei o lixo hospitalar sendo tratado de forma totalmente irregular. O lixo hospitalar vinha sendo depositado em locais inadequados, contrariando as leis. Estão desenvolvemos um plano de gerenciamento de resíduos hospitalares e efetuando esta coleta de forma adequada”, ressaltou o prefeito.
“É essencial a separação correta entre lixos recicláveis, comuns e contaminados, pois assim é mais fácil garantir o destino correto dos materiais e resíduos, colaborando assim com a preservação ambiental e saúde da população”, concluiu.
Diferente dos resíduos comuns, o chamado lixo hospitalar é perigoso, nocivo ao meio ambiente e a saúde da população, portanto, acontecem coletas semanalmente nas UBSs, na casa maternal Mãe Luiza e no Laboratório por uma empresa terceirizada, a Serquip com sede em Maceió a empresa é especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação do lixo hospitalar em Alagoas.
No destino final são usados incineradores ecológicos de alta tecnologia. O sistema de tratamento é bastante utilizado na Europa e na América do Sul e é considerado a melhor alternativa para o tratamento dos resíduos perigosos, por evitar os efeitos nocivos ao meio ambiente. Segunda a Norma 307 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o correto procedimento que deve ser realizado com relação aos lixos hospitalares e sua destinação. A norma explica que todo o material especificado como lixo hospitalar deve ser devidamente descartado em embalagens específicas para a sua destinação correta.
Consideram-se resíduos hospitalares perigosos:
– Todos os materiais provenientes de unidades médico-hospitalares de isolamento e de áreas que abriguem pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, inclusive restos de alimentos e varreduras;
– Materiais que resultam de tratamento ou processo que tenham entrado em contato direto com pacientes (por exemplo, curativos e compressas);
– Qualquer material contaminado ou suspeito, a critério do médico.
Mais informações, setor de Vigilância Sanitária na Secretaria de Saúde.
Por ascom