Carnaval termina com saldo positivo para municípios Municípios
SANTANA DO IPANEMA
Isnaldo Bulhões resgata carnaval em Santana e foliões lotam QG da Folia
Multidão tomou conta da Av. Dr. Arsênio Moreira e comemorou a volta do carnaval no município após 2 anos.
A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema não deixou aberta a lacuna do carnaval 2017. Mesmo com a ausência da festa de momo nos dois últimos anos, este ano o prefeito do município, Isnaldo Bulhões (PMDB), resgatou a festa e o que não faltou foi alegria e um público contagiante no primeiro dia de folia.
O prefeito Isnaldo Bulhões entregou simbolicamente a chave de Santana do Ipanema para o Rei Momo e Rainha do Carnaval. Isnaldo Bulhões acompanhou a folia ao lado da primeira-dama, Dra. Renilde Bulhões, secretários e vereadores do município.
Com o tema, “A Alegria Voltou”, o Governo da Reconstrução promoveu uma “programação simples, mas de coração” que foi preparada para honrar o tradicional carnaval santanense e o resultado foi aprovado pela multidão que invadiu a Avenida Dr. Arsênio Moreira, local da festa.
O santanense Walisson Maicon foi o primeiro artista a se apresentar no palco. A banda Kriativos deu continuidade a festa que foi encerrada pela Orquestra Som Frevos.
Colônia Leopoldina
Sábado de Zé Pereira , o Prefeito Manuilson Andrade seu Vice-Prefeito Fui Lamenha e o Deputado Estadual Galba Novaes, prestigiaram o retorno do Bloco do Zé Pereira. Após nove anos sem ir às ruas, o tradicional Bloco do Zé Pereira voltou com todos os rituais que lhe são inerentes, como o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e a entrega da chave da cidade. O evento ainda proporcionou singelas homenagens a personalidades carnavalescas da cidade, que foram Dona Nininha, Dona Creuza e João Rei e a Professa Lila, que são patrimônios culturais da cidade de Colônia Leopoldina
Carnaval de Porto Calvo consolida-se em AL
Festa de Momo na Terra de Calabar atrai turistas e conta com 50 blocos
O Carnaval de Porto Calvo consolidou-se este ano como um dos melhores de Alagoas. Turistas de várias partes do Brasil vieram visitar a famosa Terra de Calabar para se divertirem na festa de momo mais importante de toda a Região Norte do Estado. 50 blocos desfilaram pelas ruas e ladeiras históricas da cidade. Os foliões puderam ainda curtir quatro dias intensos de muito frevo e axé no Centro Comunitário Calabar. O prefeito David Pedrosa agradeceu a presença de todos os portocalvenses e das inúmeras pessoas vindas de outros municípios.
As ruas e ladeiras históricas do município estavam lotadas de turistas para curtir a festança. Os portocalvenses ficaram encantados com a festa promovida este ano que teve como tema: “Venha Brincar na Terra de Calabar”, em homenagem ao personagem Domingos Fernandes Calabar. Durante todas as prévias e durante o Carnaval não houve nenhuma grave ocorrência. Foi uma festa agitada, tranquila e de muita paz.
Após receber a chave da cidade do rei momo João Victor Macedo, o prefeito David Pedrosa agradeceu imensamente a presença de todos no período carnavalesco. “Parabenizo os portocalvenses e todos os visitantes que vieram se divertir em Porto Calvo, todos estão de parabéns. Foi uma festa maravilhosa e em abril no aniversário da nossa cidade vamos ter Dorgival Dantas e Samyra Show”, anunciou.
A turista Rosana Campos resumiu em uma publicação o sentimento dos visitantes sobre a festa. “Adorei conhecer Porto Calvo. Festa boa, maravilhosa. A festa aí não para”, destacou. No último dia de Carnaval na arena carnavalesca nesta terça-feira, 28 de fevereiro, os portocalvenses e visitantes puderam curtir as apresentações da tradicionalíssima orquestra de frevo Sete de Setembro e do fenômeno da Bahia Val Vallin 100% Chicletão. Além disso, sete blocos desfilaram pelas principais ruas da cidade.
Em 2017 os foliões puderam curtir a volta de tracionais blocos como: Arrasta Veia e Barricão. O Bloco do Liso, no dia 26 de fevereiro, arrastou uma multidão do Centro de Porto Calvo até o clube municipal e foi considerado o maior bloco da região. Na quarta-feira de cinzas ainda ter o Bacalhau na Vara e no dia 12 de março ainda vai ter o bloco Boi na Folia.
Carnaval 2017 em Maragogi
Em Maragogi, litoral norte de Alagoas, o carnaval, apesar da crise que afeta as prefeituras, não deixou nada a desejar. Com a cidade lotada com os habituais turistas de Pernambuco, em sua esmagadora maioria (Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe), os empresários não tiveram do que se queixar.
Na sexta-feira, 24, o bloco “Frutos do Mar”, da empresária e vice-prefeita, Isabella Laranjeiras, abriu os festejos de Momo com trio elétrico. Em cima dele, a cantora Gabi Barros fez um belíssimo show e arrastou os foliões pela orla marítima da cidade, palco de todas as apresentações.
Sábado, 25, teve desfile dos blocos “Turma do Pinto”, em Maragogi, e “Os Debochados”, no povoado de São Bento, entre outros. Na praça de eventos, os artistas Cleide Rivas, Edson Razek e a banda Afarra fizeram a festa. Os shows, organizados por uma empresa privada, seguiram até alta madrugada.
No domingo, 26, o estreante bloco “Mestre Eurico”, de Barra Grande, mostrou que também temos raízes culturais. Com coragem e ousadia, a família do criador do Bumba-Meu-Boi deu novas cores ao Boi e o levou, junto com outros personagens do folguedo, para dançar pelas ruas de areia do povoado, levantando a poeira e arrepiando. “Pra gente, da família, foi mais emoção, alegria, do que diversão”, disse Elikelma Lorenos, integrante da família. Também no domingo, o carnaval já embalado, foi a vez do tradicional bloco do resort Grand Oca trazer sua marca registrada, a esfuziante cantora Cleide Rivas, para atrair o grande público. No asfalto, a equipe recreativa de lá, devidamente caracterizada, carregou a bandeira enquanto executava coreografias que as músicas exigiam. Logo atrás, o bloco infantil “Carinha de Anjo” garantiu a diversão da garotada.
A segunda-feira, 27, assinalou a estreia do bloco “Fixxa na Folia”, um dos que mais aglomerou foliões. A banda Só Luxo fez tanto sucesso que os empresários Rafael Santos e Paradise, donos do bloco, anunciaram, do alto do trio elétrico, seu retorno para o carnaval de 2018.
O último dia, terça-feira, 28, também seguiu a tradição. O bloco “Viva Salinas”, do resort homônimo, saiu de manhã, da frente do resort, com hóspedes, funcionários e convidados. Na areia da praia, foi conduzido pela orquestra Pau no Frevo. Na avenida Rui Palmeira, Jacy Tornado e Jack Farra puxaram o trio até seu encerramento, na praça de eventos. Ambulância, com equipe da SAMU, acompanhou o bloco.
Para Wagner Lira, secretário de Administração do município, “o resultado foi perfeito”.
Com informações enviadas pelas assessorias