Arapiraca aposta no potencial do turismo de Negócios e Eventos Arapiraca
As belezas naturais de Alagoas colocam o Estado em destaque no cenário turístico. A atividade, que tanto contribui para o desenvolvimento local, também apresenta vocação para um outro segmento, o Turismo de Negócios, que segue em expansão, com destaque para a cidade de Arapiraca, localizada no Agreste Alagoano.
O potencial do Turismo de Negócios e Eventos ganha atenção da atual administração municipal, que aposta no setor para alavancar o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo já apresenta o projeto de ação para os próximos quatro anos, com ênfase na construção do Centro de Convenções, uma das principais obras no caminho da consolidação do plano de desenvolvimento de Arapiraca.
“O turismo movimenta, indiretamente, outros 70 setores da economia, a exemplo de hotéis, bares, restaurantes, vestuário, ambulantes, e tantos outros. Sendo assim, a importância de se criar um plano de ação para expandir e fortalecer o setor, que é um potencial de Arapiraca”, explicou Ricardo Barreto, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Segundo o secretário, uma série de reuniões com representantes de setores ligados ao turismo no município já estão acontecendo. O objetivo é ouvir as principais demandas para melhor direcionar as ações da pasta. Entre os encontros, um que já rendeu pauta para o planejamento, aconteceu com Gutemberg Batista, representante da seccional de Alagoas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“O foco de ação nesses próximos quatro anos será o turismo de negócios. A ideia é que Arapiraca seja referência na realização de eventos empresariais, feiras de negócios, seminários e outros, que venham fortalecer esse segmento turístico, tão rentável quanto o turismo de lazer”, enfatizou o secretário.
Entre as ações estão: a construção do Centro de Convenções, com previsão de entrega para 2019. O início da obra está dependendo unicamente da resolução de pendências com a Caixa, mas o processo licitatório deve acontecer até maio; revitalização do Lago da Perucaba; inventário turístico; implementação do plano municipal do turismo; criação do portal digital do turismo; levantamento de um estudo para transformar o Mercado Público em Mercado Turístico.
Ricardo Barreto ainda explica que Arapiraca está inserida na categoria “B”, na metodologia adotada pelo Ministério do Turismo. E que pretende elevar o nível para “A”, justificando que, além da valorização com a mudança da classificação, o município passa a receber mais recursos do Ministério.
A classificação é estabelecida a partir de quatro variáveis econômicos: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A categorização de “A” até “E”, atende à necessidade do Ministério do Turismo de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor.
ASCOM ARAPIRACA