Governo de Alagoas e AMA capacitam técnicos dos municípios alagoanos Cursos
Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeitos e técnicos estão sendo capacitados. O encontro, que ocorreu simultaneamente em Santana do Ipanema e em Maceió, teve o intuito de oferecer auxílio aos municípios que, este ano, devem fazer o Plano Plurianual para o exercício de 2018 – 2021.
Ministrado pela Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da Seplag, o curso, além de capacitar os servidores para a elaboração, gestão, monitoramento e avaliação do PPA, vem dando orientações acerca dos Orçamentos municipais.
De acordo com o superintendente da Suplan, José Cândido do Nascimento, a oportunidade é imprescindível para apoiar os técnicos na definição dos desafios a serem alcançados nos próximos quatro anos.
“Este é um momento em que podemos auxiliar os municípios com o que utilizamos na esfera Estadual, para, assim, construirmos uma visão mais compartilhada do planejamento. Entre outras coisas, a programação inclui um panorama sobre o conceito, elaboração e as legislações do PPA e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Além disso, também estamos apresentando aos gestores as bases de dados para o desenvolvimento de diagnósticos referentes aos municípios”, explicou o superintendente.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, o PPA é uma ferramenta importante para o planejamento da administração pública. Segundo Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da AMA, os técnicos municipais e prefeitos estão buscando, cada vez, mais se qualificar e se capacitar e a AMA procura oferecer os cursos de acordo com as necessidades que vão surgindo.
Segundo o secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Genildo Silva, o momento é de colocar no papel as reais necessidades dos municípios, tendo sempre em mente a viabilidade das ações propostas.
“Nós estamos sempre fazendo escolhas, mas só conseguimos decidir com clareza quando temos um planejamento no qual podemos confiar. Essa é a hora de fazer um PPA que coloque nossos municípios em posições melhores dentro desses quatro anos que virão, é a hora de agir em conjunto, fortalecendo laços. O PPA não é um documento para ser deixado na gaveta, é algo em que precisamos nos apoiar diariamente, a cada ação que realizamos”, afirmou.
Com informações Seplag