Nota Oficial de Colônia Leopoldina Colônia Leopoldina
Nota de Esclarecimento
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colônia Leopoldina vem, por meio desta, prestar os devidos esclarecimentos à população leopoldinense a respeito dos últimos acontecimentos envolvendo o setor, divulgados pela imprensa e amplamente repercutidos nas mídias sociais.
No último dia 29 de maio, por ocasião da mobilização emergencial motivada pelos estragos causados devido ás fortes chuvas na região, houve um lamentável erro na comunicação das informações do município para a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas. No espaço do relatório a ser entregue ao órgão, onde deveria ser preenchido o quantitativo de “desabrigados” foi, por engano, informado o número de “afetados”, fato este que gerou todo um mal-entendido, mas que se deu única e exclusivamente em função das condições adversas daquela situação que exigia imediata resolutividade.
A fim de reforçar a confiança e a credibilidade que a população leopoldinense nutre pela Defesa Civil do município, ressalte-se que é real o número de 2553 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas durante o período de 27 a 29 de maio. Conforme explicado, aconteceu apenas uma inversão na terminologia utilizada, prontamente corrigida tão logo se constatou o erro.
Em Colônia Leopoldina tivemos o número de 216 pessoas desalojadas; deste total, 44 pessoas (11 famílias) foram alocadas em casas pagas com a verba destinada ao aluguel social de Secretaria de Assistência Social. Ainda se encontram 172 pessoas (43 famílias) morando em áreas de risco, as quais aguardam que a Coordenação Municipal de proteção e Defesa Civil de Colônia Leopoldina junto com os demais órgãos competentes resolvam sua situação, o que já está sendo devidamente providenciado.
Agradecemos a todos que ajudaram nesse difícil momento de emergência; ao Prefeito Manuilson Andrade, às Secretarias Municipais, à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, ao Corpo de Bombeiros, ao Ministério Público Estadual, ao Governo Estadual, à imprensa, que exerceu sua democrática função de informar e fiscalizar as ações públicas, e de um modo especial aos voluntários que auxiliaram tanto no socorro às vítimas, quanto na divulgação dos fatos via internet que foram decisivos nesse mutirão de solidariedade social.
Por fim, pedimos a toda a população nossas sinceras desculpas pelo superado equívoco, ao tempo em que se reiterar o compromisso dessa Coordenação com a verdade e o bem-estar da população.
Colônia Leopoldina – AL, 04 de junho de 2017.
ATT.
____________________________
James Dean Carlos de Oliveira Souto
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil
Portaria nº 088/2017