Cresce número de municípios alagoanos no Mapa do Turismo Brasileiro Municípios
Municípios que ainda não se inscreveram têm até o dia 31 de julho
Durante a reunião da Associação dos Municípios Alagoanos, nesta segunda (19), os prefeitos receberam uma boa notícia: cresceu de 28 para 62 o número de municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. O avanço é resultado de uma parceria entre a AMA, os municípios e o Governo do Estado.
O Mapa funciona como base de orientação para o Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento de políticas públicas. Em 2016, apenas 28 municípios faziam parte da lista. O avanço representa um crescimento de 121,42% e indica que 62 cidades adotam o turismo como um dos principais fatores para desenvolver a economia local, o que otimiza o repasse de recursos federais e investimentos em projetos.
“Somente aqueles municípios que estão inscritos dentro do mapa do turismo junto ao Ministério tem direito a receber qualquer verba federal, ou seja, os municípios que não estiverem inscritos não podem receber sequer um real do Ministério do Turismo”, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressaltou a importância de os municípios participarem do Mapa e lembrou que esta é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do setor em todo Estado. “Isso vai possibilitar mais desenvolvimento nos municípios, mais acesso aos recursos do Ministério do Turismo e nós pretendemos avançar ainda mais, para que possamos chegar a um número bem maior ao que já temos hoje”, afirmou Wanderley.
“Com um mapa que apresente de forma fiel a oferta turística de Alagoas, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados em parceria com o Governo Federal. Nesse sentido é de suma importância que os prefeitos e secretários de Turismo estejam atentos às demandas de seus territórios para fomentar as potencialidades turísticas de cada município e promover a interiorização do desenvolvimento”, ressaltou Helder Lima.
Os gestores interessados em cadastrar seus municípios devem procurar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro do Jaraguá. O período para cadastro para inserção no Mapa do Turismo segue até o dia 31 de julho.
Apresentação do o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
Com informações Ascom Sedetur