AMA promove novo curso e chega a 753 técnicos capacitados Cursos
Cerca de 100 técnicos municipais estão participando do curso oferecido pela Associação dos Municípios Alagoanos sobre Projeto Básico e Termo de Referência. O principal objetivo da capacitação é garantir que as gestões públicas tenham acesso completo e integral às verbas federais que são disponibilizadas através do requisito de projetos. Com mais esta capacitação, o número de técnicos capacitados pela AMA chega a 700 pessoas só este ano.
Segundo Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da entidade, após a oferta de cursos da AMA muitos municípios não estão mais perdendo a verba por falta de um projeto bem elaborado, porém é preciso aumentar ainda mais esse percentual.
O presidente Hugo Wanderley destaca que capacitar as administrações públicas municipais é um dos principais objetivos da AMA. “Em um momento de crise financeira não podemos perder nenhum centavo. Por isso, a AMA investe em conhecimento técnico”, afirmou.
O curso está sendo ministrado pelo professor Carlos Roberto Marques da Silva, que conhece bem a realidade nos municípios, pois já atuou em várias cidades como procurador e chefe de licitações.
No conteúdo do curso temas como: análise dos principais pontos referentes ao tema, tendo como ponto de partida a Lei 8.666/93: os princípios fundamentais; A descrição correta dos bens; Exigências da Lei 8.666/93, para a Definição do Objeto nas Compras Públicas; Distinção entre Termo de Referência e Projeto Básico (Lei 8.666/93); Elaboração do projeto básico; Especificação e exigências para seletividade; Obras e serviços de engenharia; Roteiro para elaboração de projeto básico; Elaboração do Termo de Referência; Definição e estrutura do termo de referência; Especificação de materiais e serviços – A quem cabe a atribuição? Descrição e identificação do objeto. Posicionamentos do TCU.
Pedro Ferro destaque que a partir de agora, além de se inscrever no site da AMA, é solicitado dos participantes que tragam uma lata de leite ou um kg de alimento não perecível para doação a alguma instituição de caridade.