Comissão criada pela AMA apresenta a Ministro da Integração estragos da Chuva Agricultura
Acompanhados do governador Renan Filho, a comissão criada pela Associação dos Municípios Alagoanos- AMA- composta pelos prefeitos de cidades atingidas pela enchente de Junho se reuniu, em Brasília, com o Ministro da Integração Helder Barbalho. O prefeito do Pilar, Renato Rezende , coordenador da comissão, apresentou um vasto material com dados e fotos sobre os prejuízos e os problemas que as cidades estão enfrentando para recuperação.
O volume de chuva, muito superior a média dos últimos anos provocou grandes estragos, principalmente nas estradas vicinais de acesso as cidades, escolas, rede de saúde, além de deixar muitos desabrigados. Boa parte continua em casa de parentes , abrigos públicos ou em casas alugadas pelas prefeituras.
Segundo o prefeito Renato Rezende, a reunião foi positiva e os gestores conseguiram tirar as dúvidas existentes. “ O ministro não fez promessas mas garantiu que , num prazo de seis meses, a partir do lançamento do plano de trabalho que os prefeitos terão que fazer no sistema do ministério , e de acordo com a disponibilidade financeira do governo federal, os recursos serão liberados para as obras que forem aprovadas ,após avaliação da equipe de engenharia”.
As principais demandas dos gestores dizem respeito a reconstrução das vias públicas e o reestabelecimento de serviços.
Os prefeitos estão brigando para reconstruir as cidades, mas sabem que no atual cenário econômico, está cada vez mais difícil, diz Renato Rezende. Participaram do encontro , além do prefeito do Pilar, Marcelo Lima, de Quebrangulo; Marcos Lisboa, de Paulo Jacinto; Joaquim Beltrão , de Coruripe; Emanuela Moura, da Barra de Santo Antônio; Amaro Júnior, de Jacuípe; Adelmo Calheiros, de Capela e David Brandão, de Viçosa .