Prefeitos são empossados como presidentes das Juntas Militares Municípios
O Chefe da 20° Circunscrição do Serviço Militar em Alagoas, coronel Frederico Jorge Cândido Bonfim, deu posse aos prefeitos como presidente das Juntas Militares nas cidades. Através dos municípios, e agora de forma muito mais rápida, os jovens que precisam do alistamento também podem utilizar o sistema digital através da plataforma on line. Alagoas é um dos estados que disponibiliza a ferramenta.
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o rapaz fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Nos municípios, os secretários das Juntas são os responsáveis por garantir os meios necessários para que os jovens possam efetuar o alistamento militar e ter acesso a documentos, como os certificados, processos para emissão de 2ª Via de CR, CDI, CI, e CDSA;
“A junta é importante porque garante a inserção dos jovens no Exército e o apoio que temos recebido dos prefeitos tem sido fundamental”, diz o comandante da CSM em Alagoas.
O prefeito de Capela, coordenador da Região Central, e que presidiu a reunião da AMA, disse que a parceria é um serviço a mais, sem custo, porque os próprios funcionários podem fazer a tarefa. “Ajudar ao jovem a ter sua reservista é ajuda-lo a ser cidadão”, concluiu.