Em audiência, prefeito defende turismo inclusivo Municípios
O prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, defendeu ontem a ampliação das ações de acessibilidade, não apenas em locais turísticos ,mas em todos os locais públicos e privados como garantia dos direitos do cidadão. Representando a AMA ,o gestor participou na Assembleia Legislativa de uma audiência pública para debater as questões relacionadas à acessibilidade urbanística, arquitetônica e de serviços nas áreas turísticas de Maceió e dos principais destinos de Alagoas.
Requerida pelo deputado Leo Loureiro (PPL), a audiência serviu para se buscar melhorias na infraestrutura do Estado, visando movimentar o mercado e evoluir na questão econômica, na geração de emprego e renda, disse o parlamentar.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, parabenizou a iniciativa do Parlamento alagoano e observou que quando se fala no turismo, a questão da acessibilidade é uma preocupação urgente. “O turismo acessível é um direito da população e é preciso que todos tenham essa visão”, disse Beltrão. “Nós, através do Ministério do Turismo, estamos incentivando todos os empresários que são ligados ao turismo para fazer acessibilidade nos hotéis, pousadas, restaurantes, em todos os segmentos que movimentam a cadeia do turismo”, prosseguiu o ministro.
Marx Beltrão disse ainda que o Governo Federal apoia todos os projetos que tratem sobre a acessibilidade. Ele contou o Ministério do Turismo vem realizando diversas obras em todo o País, no entanto, em Alagoas, não existe nenhum projeto para acessibilidade em convênio com a pasta que gerencia. “Temos aqui praias belíssimas. Empenhamos recursos para fazer a urbanização do Parque da Salsa, urbanização da Praia da Sereia, da Praia do Francês, da Praia do Gunga, mas nenhum para acessibilidade”, lamentou o ministro, chamando a atenção do trade turístico do Estado.
Testemunha do trabalho que a Associação vem fazendo para que os municípios possam ter mais apoio nas demandas turísticas, o prefeito citou a entrada de várias cidades no mapa turístico nacional , mas acredita que a preocupação, no momento , não está apenas na elaboração de projetos futuros mas, principalmente, na adaptação dos já existentes. “Essa discussão é importante em todas as esferas e a AMA tem sido uma grande parceira dos órgãos estaduais, federais, dos parlamentares e da sociedade civil na busca de soluções que garantam qualidade de vida à população”, disse o prefeito Lisboa.
Com informações da ASCOM ALE/AL