IBGE alerta para prazos do Censo Agropecuário 2017 Municípios
O Censo Agropecuário 2017 é o principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira. É através das tabulações geradas pelo estudo que muitas verbas são calculadas para os municípios. Para alertar a importância dos prefeitos e seus técnicos participarem intensamente da organização e participação do censo, uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve, essa semana, na Associação dos Municípios Alagoanos.
Uma reunião entre IBGE e prefeitos foi agendada na AMA para o dia 23 de outubro. Segundo o superintendente da AMA, Wladimir Wanderley, o censo é determinante para as finanças dos municípios. “Os prefeitos precisam ter a ideia de parceria para construir junto um censo justo”, afirmou.
O Censo Agropecuário vai a campo a partir de 1º de outubro de 2017 deste ano. Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem em cada região, a utilização de pessoal e mão de obra, além da distribuição e uso de terras, entre outros dados.
Carlos Augusto Menezes, superintendente regional do IBGE, destacou que o órgão faz reuniões mensais, realizadas na última quinta-feira do mês, com o Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA), além de outras reuniões das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que em breve serão divulgadas as datas.
“É muito importante a participação de um representante de cada município nessas reuniões para acompanhar de perto o censo e não haver nenhum questionamento dos resultados no futuro”, declarou Carlos Augusto.
A AMA participa como interlocutora e vai auxiliar na divulgação dos encontros. Também participaram da reunião o Gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro; o coordenador operacional do IBGE, Neilson Negrão; e o coordenador técnico do IBGE, Sérgio Alves.
Maiores informações através do link: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017