Diálogo Municipalista: Prefeitos alagoanos acompanham palestras técnicas Municípios
Durante a tarde do primeiro dia do Diálogo Municipalista em Maragogi, nesta segunda-feira, dia 02, os prefeitos alagoanos acompanharam as palestras técnicas sobre gestão e projetos. O evento segue até amanhã e tem como tema principal “Turismo e Cultura: Ações para o Desenvolvimento Local”. Em Maragogi, o Diálogo Municipalista bateu recorde de inscrições, maior parte de prefeitos e equipes dos municípios alagoanos.
Para a prefeita de Coqueiro Seco, Maria Decele Dâmaso, o evento é importante para os gestores que estão no primeiro ano mandato como ela. “Vi matérias hoje de forma didática que nunca tinha visto, o que nos serviu de alerta. A CNM reforça para nós que não podemos ceder a todas as pressões dos munícipes, é preciso avaliar o que não vai comprometer as finanças, afinal estamos vendo, cada mais, tragédias anunciadas dentro da ordem financeira”, afirmou.
O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cesar, destacou que a troca de experiência e as discussões sobre o novo imposto do cartão de crédito, os aterros sanitários e o arrocho do governo federal são os principais assuntos do evento.
“Nós precisamos estar nesse movimento de aprender e conhecer cada vez mais, para poder superar esse momento de crise. A AMA é vanguarda e é o fórum ideal para essas discussões, afinal com menos recursos, precisamos fazer mais gestão”, afirmou.
Alento, essa foi a palavra que o prefeito Isnaldo Bulhões usou para descrever o evento. “Todos que chegaram aqui estão administrando seus municípios com muitas dificuldades. O que estamos ouvindo aqui são alentos e orientações para que possamos governar com uma crise tão forte como essa”, confessou o prefeito de Santana do Ipanema.
Além do conhecimento técnico, a luta municipalista também ganha um reforço através da articulação política. O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, destacou a luta da AMA com relação ao Fundef. “Os municípios estão com déficit grande, pois estão precisando utilizar os recursos do FPM também na educação por conta do bloqueio das verbas, mas aqui no evento estamos articulando formas para disponibilizar esses recursos de forma mais rápida”, explicou Marcelo.
Para o padre Eraldo Cordeiro, prefeito de Delmiro Gouveia, as palestras foram esclarecedoras normas técnicas principalmente de controle interno e gestão. “Traz conhecimento pra gente ficar atendo a legislação que é o grande gargalo da administração pública”, afirmou.