Prefeitos de 12 municípios assinam termo de cooperação para receber Projeto Rondon Municípios
O projeto Rondon, com mais de 50 anos de existência, volta a percorrer os municípios alagoanos em 2018. Desta vez, 12 cidades vão receber professores e alunos universitários para ministrar oficinas e cursos de capacitação com a proposta de contribuir com o desenvolvimento local sustentável, além da construção e promoção da cidadania.
Na tarde desta quarta-feira (24), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, e os prefeitos das cidades contempladas participaram da solenidade para assinatura dos acordos de cooperação no Palácio República dos Palmares. Esse acordo firma a parceria entre o Governo do Estado de Alagoas, as prefeituras e o Ministério da Defesa.
O Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, representou o Governador do Estado de Alagoas, e em nome do Ministério da Defesa, assinou o acordo, o Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Vice-almirante Victor Cardoso Gomes.
Para Hugo Wanderley, que terá também terá sua cidade contemplada, o projeto será bem recebido pela população e vai contribuir para educação e desenvolvimento da região. “Nosso povo é acolhedor e vai receber de portas abertas os universitários e professores. Quero agradecer a oportunidade e espero que o projeto seja ampliado em breve para atender todos os municípios alagoanos”, afirmou.
A Operação “Palmares” do Projeto Rondon permanecerá em Alagoas no período de 13 a 29 de julho e vai contemplar os municípios de: Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Nóia, Jacuípe, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Olivença, Quebrangulo, Roteiro e São José da Laje.
A iniciativa realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado de Alagoas e com o apoio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e conta também com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país.
Segundo Tenente Coronel Camillo, coordenador regional da Operação, no total são 24 equipes que vão percorrer o interior do Estado, cada município recebe duas equipes, uma com foco na área de Humanas e outra de Meio Ambiente. O vice-almirante, Victor Cardoso, ressaltou que além de levar cidadania para a população, os universitários que participam do projeto levam uma grande bagagem cultural e social para qualquer profissão.