Agricultores projetam nova economia diversificando produção Cajueiro
Aos poucos Cajueiro formata um novo modelo econômico para agricultura. É o que vem fazendo os agricultores da Serra do Mamão a partir do apoio técnico e logístico da secretaria de agricultura e da prefeitura municipal para superar a crise canavieira.
“Em 2017 a prefeitura de Cajueiro planejou diversas ações, e o ano da colheita chegou. A demarcação das terras no assentamento Bom Destino, a conquista de recursos para a reforma do mercado público, a abertura da Associação dos Produtores do Agronegócio ValeCampo e a central de abastecimento do leite foram algumas das ações que possibilita hoje visualizar um novo cenário.” Afirma o prefeito Palmery Neto
Assessorados tecnicamente e animados com essa projeção, os agricultores da Serra do Mamão recebem visitas periódicas da equipe da secretaria de agricultura para o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas no manejo ideal para cada plantio. “Todo o esforço da equipe possibilita hoje renda para diversas famílias através da produção em larga escala da banana, do abacaxi, macaxeira, da pimenta e tantas outras espécies”. Destaca o engenheiro agrônomo da secretaria, Glauco Yves.
Um calendário de visitas técnicas foi montado para atender os agricultores com capacitações especificas para cada plantio, sobre manejo e melhor aproveitamento da produção.
A partir de então, agricultores têm toda sua produção direcionada para o atendimento de programas de aquisição de alimento, no próprio município. “Estamos entregando a comunidade o resultado de todo um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida dos cajueirenses onde todos ganham. Nossas crianças desfrutam de uma merenda saudável e nossos agricultores passam a ter a garantia da venda de sua produção.” Complementa o secretário de agricultura Otávio Neto.
Confira reportagem exibida no programa Gazeta Rural da TVGazeta – https://goo.gl/WzUydi
Por André Misael