Espaço Trate promove socialização das crianças autistas em festa de rua Arapiraca
O mês do Carnaval é marcado por festas. E antes que fevereiro termine, o Bloco Carnavalzinho, formado por profissionais, crianças e famílias atendidas no Espaço Trate, desfilou na rua, ao som das marchinhas de carnaval, orquestradas pela banda do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM/AL), acompanhado por agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Vestidos de fantasias e sorrisos, os foliões percorreram o entorno do Espaço Trate, no bairro Cavaco, na manhã desta segunda-feira (26). Entre eles, homem aranha, batman, palhaços, bruxa, marinheira e pirata. Juntos, seguiram o bloco e participaram do momento de socialização, que incluiu distribuição de picolé, água, refrigerante, sucos, pipoca e cachorro quente.
A festa integra o calendário comemorativo do espaço, que atua na reabilitação e reintegração de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mantido pela pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
“Com a realização das festas, a exemplo do Carnavalzinho Trate, promovemos a socialização das crianças e fortalecemos a relação com as famílias. Além disso, possibilitamos a vivência de situações em ambientes que incentivem a diversão com fins terapêuticos”, destacou Mônica Suzy, gerente do Espaço Trate.
Para Maria Rita da Silva, mãe do Bruno Otávio, 11, atendido no Espaço Trate desde os sete anos, as festas realizadas são um momento especial de socialização para o seu filho. “Quando ele começou a ser atendido aqui, não falava. E agora, além de se comunicar, ainda participa das brincadeiras. É uma felicidade acompanhar a evolução dele”, declarou.
Espaço Trate
O Trate assiste, atualmente, a 68 famílias, que contam com uma equipe composta por profissionais da psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicopedagogia. Com atendimentos de segunda a sxta-feira. O Espaço fica localizado no bairro Cavaco, ao lado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).