Renan Filho visita em Penedo as futuras instalações do Museu do São Francisco Municípios
O médico penedense e idealizador do projeto Francisco Salles foi homenageado com a Comenda Mário de Andrade
O governador Renan Filho (PMDB) cumpriu agenda em Penedo nesta segunda-feira, 26. Entre os compromissos, o Chalé dos Loureiros, casarão localizado na Avenida Getúlio Vargas que abrigará o Museu do São Francisco. A visita foi guiada pelo médico penedense Francisco Alberto Salles, idealizador do projeto e fundador da Casa do Penedo.
O casarão que passa por restauração com recursos do PAC dos Cidades Históricas hospedou no século passado o presidente Getúlio Vargas. Sua arquitetura remete a Belle Époque e traz consigo várias histórias. Pela primeira vez o chefe do Executivo estadual pisou em seu interior.
“Restaurar o patrimônio histórico de Penedo é um passo fundamental para promover o turismo, sua principal vocação. Hoje estamos neste prédio lindo, que possui muita história e que hospedou Getúlio Vargas. Esse casarão vai servir para estimular o turismo da cidade, mais um ponto de visitação. Estamos mostrando com essa visita que o Estado defende e apoia obras importantes que resgatam e revitalizam o patrimônio histórico”, destacou o governador.
HOMENAGEM
Idealizador da Fundação Casa do Penedo, o médico penedense Francisco Alberto Salles, fez questão de acompanhar toda a comitiva. Nesta ocasião, ele foi homenageado pelo superintendente em Alagoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Mário Aluízio, diante dos relevantes serviços prestados ao povo brasileiro. Dr. Salles foi agraciado com a Comenda Mário de Andrade.
“Tudo que eu faço é pensando em Penedo. Então, divido essa horária com o povo de Penedo. E tem mais, não é justo que vocês façam isso com um homem da minha idade. Muita emoção em um dia”, disse emocionado Francisco Alberto Salles ao receber a honraria das mãos do superintendente do IPHAN.
VILA LESSA
Em seguida, a comitiva seguiu para a Vila Lessa, casarão também localizado na Avenida Getúlio Vargas que abrigará a Biblioteca Francisco Alberto Salles, da Fundação Casa do Penedo. Dr. Salles doou 60 mil títulos de diferentes línguas e gêneros. O prédio ainda está em restauração, faltando apenas a pintura para que possa ser inaugurado.
“Penedo vive um momento jamais visto em sua história. Prédios históricos sendo restaurados, diversas obras em andamento, uma parceria concreta com o governador de Alagoas. Tudo caminhando para que possamos entrar definitivamente para o hall de cidades turísticas e com atrativos. Hoje estamos acompanhando de perto dois grandes projetos, idealizados por um penedense que luta pela sua cidade. O povo de Penedo tem muito para agradecer ao Francisco Alberto Salles”, encerrou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.