Estudantes de Piaçabuçu participam da I etapa da Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Municípios
Os estudantes da Unidade da Escola Municipal Padre Luiz Barbosa Leite, realizou neste sábado (24), o primeiro encontro da etapa escolar Municipal para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
Mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, participaram do encontro, que teve o Rio São Francisco, como uma das temáticas centrais da pré-conferência.Os alunos orientados pelos professores debateram as questões socioambientais globais e locais, como dramatização, jogais e parodias, onde as políticas públicas de meio ambiente e educação foi centralizada para preservação e cuidado com bem tão valioso, que é a água.
A V CNIJMA é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente – MMA e será realizada em junho de 2018. Esta edição o tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas” deverá ser construído a partir de quatro momentos: nas escolas, Conferência Municipal, Conferência Estadual e Conferência Nacional.
O secretário de Educação, Ariqueides Castro, ressaltou que a conferência é mais uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas da rede para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais. “Esta conferência se encaixa nas diretrizes do prefeito Djalma Beltrão para avançar e fortalecer a educação ambiental na rede de ensino. Buscando o desenvolvimento e fortalecimento de ações educativas nas escolas que, certamente, contribuirão com a melhoria de vida da população”, disse o secretário.
objetivo
De acordo com o MEC, a Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Como objetivo incluir o público infantojuvenil nos espaços de participação social, professores e toda a comunidade escolar no debate das questões socioambientais globais e locais e das políticas públicas de meio ambiente e educação.
Para o prefeito Djalma Beltrão, a Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.
“É importante que as escolas da nossa rede participem dessa iniciativa. Os projetos de educação ambiental criados no ambiente escolar estimulam o conhecimento transformador que pode mudar a realidade das comunidades. A educação ambiental já é trabalhada nas unidades escolares e, nada melhor do que o desafio de poder participar de uma conferência nacional para despertar nos estudantes essa necessidade de se promover ações de sustentabilidade nas escolas e nas comunidades”, ressaltou o prefeito Djalma Beltrão
De acordo com a Coordenadora da Escola Padre Luiz, Helena Gonçalves, a conferência nas escolas é a etapa em que os estudantes, professores e toda a comunidade escolar se reúne para dialogar sobre como transformar sua escola e a comunidade num espaço mais limpo e sustentável para garantir saúde e bem-estar para todos. “É mais uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas da rede para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais”, disse a coordenadora.
calendário
Conferência na Escola: até 14 de abril de 2018
Registro da Conferência na Escola no site do MEC: até 3 de abril de 2018
Conferência Municipal/Regional: definida em cada estado
Conferência Estadual/Distrital: até 9 de maio de 2018
Registro das Conferências Estaduais: até 11 de maio de 2018
Etapa final da V CNIJMA: 15 a 19 de junho de 2018
Informações: (61) 2022-9192/ 9195 e/ou ambiental@mec.gov.br
Etapa nacional
A 5ª edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – etapa nacional – será realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de junho de 2018, e contará com a presença das delegações dos estados, formadas por estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos e acompanhantes adultos, que serão escolhidos na etapa estadual. Entretanto, a etapa nacional deverá ser precedida das conferências nas escolas, das municipais/regionais e das estaduais/distrital.
O portal oficial da Conferência Nacional, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, já está disponível e pode ser acessado por meio do link: http://
Todas as fotos clique aqui:Por ASCOMCE/Fonte: Undime com informações do MEC