Secretaria de Saúde firma parceria com Estado no combate a Leishmaniose Municípios
A Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), firmaram um plano operativo no combate a Leishmaniose Visceral. Nesta terça-feira, 17, uma equipe formada por agentes de combate a endemias do município e do Estado, irão inspecionar seis comunidades da zona rural, num trabalho de combate à leishmaniose.
A doença é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, característico de ambientes rurais. O inseto tem sido combatido em ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitar sua proliferação em áreas urbanas e peri-urbanas.
Segundo o secretário de Saúde, George Leite, os levantamentos entomológicos já realizados em 2018, com o apoio da SESAU, encontraram, em Pão de Açúcar, espécies de flebótomos. “A população, em geral, conhece o inseto pelos nomes de Mosquito Palha, Cangalhinha, Asa Branca e Tatuquira, dentre outros. O animal tem preferência por viver em matas e locais com pouca luz, úmidos e que tenham matéria orgânica, como fezes de animais, folhas em decomposição, lixo acumulado”, disse o secretário.
Ação
As comunidades visitadas pelas equipes coordenadas pela agente Eva Medeiros, irão realizar testes rápidos nos animais. Os resultados saem em 15 minutos. Os animais identificados serão submetidos a outros exames para o diagnóstico da doença.
No primeiro momento, as ações serão realizadas no Povoado Rua Nova, Fazenda Estiva, Salgadinho, Bom Conselho, Coité, Lagoa Dantas e Mari.
Ascom