Evento em Pão de Açúcar cria cooperativas de Pedreira e Reciclagem Municípios
Evento em Pão de Açúcar cria cooperativas de Pedreira e Reciclagem
A gestão do prefeito Flávio Almeida está realizando uma série de transformações na realidade social e econômica de Pão de Açúcar. São cursos, oficinas e orientações no sentido de qualificar o empreendedorismo local e fortalecer o trabalho em conjunto. No próximo dia 10 de maio mais duas cooperativas iniciarão o processo de constituição, contemplando os trabalhadores de pedreiras e os antigos moradores do lixão, desativado no ano passado.
Às 8h30 da quinta-feira, na Associação Desenvolvimento Comunitário de Rua Nova, os trabalhadores envolvidos na extração de pedras na zona rural, se farão presentes para uma capacitação abordando o tema Cooperativa e, na ocasião, será organizado o público alvo para a formação, legalização e oficialização da cooperativa.
Um consultor do SICOOB estará presente para conduzir esse processo para os quebradores de pedras a se organizarem em cooperativa e dali terem o seu sustento legalizado para a vida.
“Eles estavam impedidos de trabalhar porque não eram organizados em cooperativa, porque requer vários licenciamentos por se tratar de uso do produto do meio ambiente. Organizados, trabalharão e terão o seu sustento”, disse Flavinho.
A vereadora Bel, sensível aos anseios dos trabalhadores, cita que a atitude do prefeito de viabilizar os caminhos para a organização foi de muita importância para todos os beneficiários.
No mesmo dia, às 14h, na Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar, os catadores de Resíduos Sólidos serão capacitados tal qual os de pedreiras e terão aval para a produção de sabão, a partir do óleo vegetal. “Em virtude do encerramento do lixão, essas famílias e outras que se enquadrem terão a oportunidade de terem melhores condições de vida”, falou a vereadora. As famílias também poderão trabalhar com artesanato e na preparação de adubo orgânico – compostagem.
As atividades serão conduzidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras OCD/SICOOB e contará com a presença do prefeito Flavinho Almeida e dos secretários da Educação, Viação e Obras Públicas, Trabalho e Assistência Social, Agricultura, bem como da Câmara de Vereadores, da Casa do Empreendedor e outras autoridades.
SICOOB
É o maior sistema financeiro cooperativo do país e é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que em conjunto oferecem orientações para que as pessoas sejam donas dos seus serviços, divididos entre os cooperados.
Ascom