Prefeito Rodrigo Valença fecha lixão em São José da Laje Meio ambiente
A Prefeitura de São José da Laje deu um grande passo para combater danos ao meio ambiente à saúde pública do município. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Rodrigo Valença encerrou oficialmente as atividades do lixão do município, em cumprimento ao que determina a legislação nacional que trata da gestão adequada dos resíduos sólidos. Com a decisão de fechar o lixão do município o destino dos resíduos é o Centro de Tratamento de Resíduos Metropolitano (CTR, na cidade de Pilar – Alagoas).
O momento contou com a presença de representantes do Ministério Publico Estadual, os promotores, Karmem Silva, Antônio Malta, e Jorge Doria, do representante do IMA, Claúdio Costa, e da Gerente de Resíduos da SEMARH, Elaine Melo, secretários municipais e vereadores também se fizeram presente. Segundo o promotor Dr. Jorge Doria, São José da Laje vem avançando muito nos últimos anos, é apontada como cidade destaque no Estado em gestão e desenvolvimento, na área do meio ambiente, dá um passo importante com o fechamento do lixão, organiza-se com a coletiva seletiva do lixo, mantendo a cidade limpa, e o descarte seja feito de maneira ecologicamente correto.
O Prefeito Municipal, que também é o presidente da CORSZAM, Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata Alagoana, manifestou a satisfação de ao lado dos prefeitos da região ter encerrado as atividades dos lixões em cada cidade. “Um grande desafio que conquistamos com esforço de todos os poderes em harmonia e que a partir de agora o meio ambiente está livre da degradação que vinha sofrendo há décadas e décadas pelo descarte dos resíduos sólidos no solo das cidades, poluindo, destruindo e atentando a saúde pública de todos nós”. Ressaltou o jovem prefeito, Rodrigo Valença.
Por SECOM
São José da Laje/AL